Ultrassom transvaginal: sua saúde íntima em dia

O ultrassom transvaginal (ou endovaginal) é um exame diagnóstico não invasivo utilizado para a avaliação dos órgãos reprodutivos femininos, incluindo o útero, os ovários e o colo uterino.

Como o próprio nome já diz, é um exame realizado por via endovaginal e emite ondas sonoras ao invés de radiação para gerar imagens em movimento das estruturas pélvicas.

Por ser realizado pela via endovaginal, esse ultrassom proporciona imagens das estruturas pélvicas com maior definição quando comparado ao exame realizado pela via abdominal, visto que o fundo da vagina se encontra em um contato mais próximo das estruturas internas. Assim, é possível que a avaliação diagnóstica seja realizada com maior precisão.

A importância do ultrassom transvaginal

O ultrassom transvaginal é importante para reconhecer os padrões de normalidade e diagnosticar as principais doenças ginecológicas e intercorrências obstétricas no primeiro trimestre de gravidez.

Esse procedimento ajuda a prevenir a progressão de doenças como miomas, pólipos endometriais e adenomiose. Ele também rastreia o câncer ovariano e a endometriose profunda. Toda mulher deve fazer anualmente a ultrassonografia transvaginal, desde que não haja contraindicação ao método. Isso é importante para “diagnosticar precocemente as doenças ginecológicas, evitando a sua progressão, realizando seu tratamento adequado e precoce e mantendo, dessa forma, a qualidade de vida.

A ultrassonografia é contraindicada para pacientes virgens. Por isso, a faixa etária para indicar as avaliações transvaginais depende do início da atividade sexual.

Não adie sua consulta e exames

Os dias parecem passar cada vez mais rápidos e as responsabilidades do dia a dia se acumulam. No entanto, mesmo diante de uma rotina agitada, a mulher deve se lembrar da importância de manter os exames ginecológicos em dia. Algumas doenças são bastante silenciosas e acabam não enviando sinais à paciente de que algo não vai bem. Especialmente nesses casos, os exames de rotina podem identificar a condição e possibilitar que o tratamento seja iniciado o quanto antes. Não subestime sintomas aparentemente sem importância!

O check-up ginecológico contribui para o diagnóstico precoce de doenças sérias, como o câncer de mama ou de colo de útero, mas também de situações corriqueiras que podem interferir na qualidade de vida da mulher, tais como corrimentos, dores nas mamas e alterações na menstruação.