Colonoscopia

A Clínica Cadi conta com uma equipe médica altamente qualificada e com as mais avançadas tecnologias de colonoscopia, que contribuem para o diagnóstico preciso e precoce de doenças como o câncer colorretal.

O que é?

A Colonoscopia é um exame que permite a visualização direta do interior do reto, cólon e parte do íleo terminal através de um tubo flexível introduzido pelo ânus, contendo em sua extremidade uma minicâmera de TV que transmite imagens coloridas, podendo ser fotografadas ou gravadas em vídeo.

Como é realizado?

Para a realização do exame, o cólon deve estar totalmente limpo. Para isso, é necessária a realização de uma dieta específica, além da ingestão de laxantes para a eliminação das fezes e resíduos alimentares. Para o início do procedimento, o paciente é submetido à sedação.

Durante o atendimento do paciente, o mesmo é mantido monitorado, por meio de seus batimentos cardíacos, concentração de oxigênio no sangue e pressão arterial. Geralmente, esse exame não provoca dores e não tem a  necessidade de internação. Ele dura de 20 a 30 minutos, aproximadamente.

Quais são as principais indicações?

• Dor abdominal de origem desconhecida
  • Sangramentos retais
  • Diarreia ou constipação crônica não esclarecida
  • Rastreamento de neoplasias
  • Suspeita de doença inflamatória intestinal
  • Retirada de pólipos

Orientações pós realização de Colonoscopia

• Pacientes que se submetem a exames com sedação apresentam risco de queda relacionados ao uso de medicamentos que causam redução da força motora.
  • Não dirigir nas 24h após o exame.
  • Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12h após o exame.
  • Não tomar decisões importantes ou realizar funções que exijam concentração e atenção nas 12h após exame.
  • Se estiver amamentando, retornar esta atividade somente 4h após o término do exame.
  • Alimentação e medicações podem ser mantidas normalmente em casa.
  • Desconforto ou dor abdominal (cólicas) pode ocorrer nas primeiras horas, devido à insuflação de ar durante o exame. Busque junto ao seu médico quais medicamentos podem ser prescritos para aliviar os sintomas.
  • Devido ao preparo intestinal, suas evacuações poderão ficar irregulares nos primeiros três dias (fezes líquidas ou ausência de evacuações). Após este período, devem retornar ao seu habitual.
  • Se forem realizadas biópsias ou polipectomia, pode-se observar sangramento pequeno (vermelho claro/marrom) nas primeiras evacuações.