Consultas e Exames em um só lugar.

Horário de atendimento : Segunda a sexta: 8h - 18h : Sábado: 8h - 12h
  Contato : (99) 3524-8807 / (99) 3523-6858

O que são lentes multifocais?

As chamadas lentes multifocais ou progressivas são indicadas para pacientes que precisam enxergar bem de longe, perto e intermediário, permitindo “muitos focos” ao usuário, através do mesmo par de lentes, dispensando o uso de dois óculos (para perto e longe). Para as pessoas com idade acima de 40 anos, que sofrem com a presbiopia, as lentes multifocais são indicadas por oferecer praticidade, modernidade e valor estético. As opções de lentes multifocais são diversas, variando no material, tratamento prescrito, preço e tecnologia.

Como é feito o diagnóstico de presbiopia?

O cansaço nas vistas pode ser pontual, conhecido como estresse visual, resultado de um dia intenso de leitura ou exposição às telas, mas também pode ser contínuo. No caso da permanência das vistas cansadas, é preciso consultar o oftalmologista para investigar a possibilidade de presbiopia.

A condição é equivalente à hipermetropia, a diferença está na idade em que o diagnóstico é realizado. Quando detectada antes dos 40 anos, nomeia-se hipermetropia, enquanto a presbiopia vem depois dessa faixa etária.

A suspeita começa com a queixa sobre a dificuldade de enxergar de perto e, para obter o diagnóstico e determinar o grau das lentes corretivas, é necessário realizar um exame ocular abrangente. O teste deve avaliar o poder refrativo, as condições musculares dos olhos e o mapeamento de retina.

Sintomas que indicam que você necessita de lente multifocal

A necessidade de usar lentes multifocais devido à presbiopia se manifesta através dos seguintes sintomas:

  • Sentir a visão borrada na leitura;
  • Ter dificuldade para enxergar letras e figuras pequenas;
  • Afastar objeto do rosto para conseguir ler;
  • Precisar de iluminação intensa para leitura;
  • Sentir dor de cabeça ou fadiga depois da leitura de perto.

Esses sinais podem resultar da longa exposição a dispositivos eletrônicos, leituras exaustivas e até mesmo de condições de saúde, tais como diabete, anemia, doenças cardiovasculares e outras.

O distúrbio também pode ser desencadeado pelo consumo contínuo de medicamentos diuréticos e anti-histamínicos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WhatsApp chat