Consultas e Exames em um só lugar.

Horário de atendimento : Segunda a sexta: 8h - 18h : Sábado: 8h - 12h
  Contato : (99) 3524-8807 / (99) 3523-6858

O que é Hemorragia Digestiva Alta

Hemorragia digestiva alta (HDA) é caracterizada por sangramento em regiões do aparelho digestório. Pode estar relacionado a algumas doenças nesses órgãos, como: úlceras, gastrite, exagero no consumo de álcool e medicamentos etc.

O sintoma mais comum à HDA é a presença de sangue nas fezes ou em vômito.

De acordo com estudos, a HDA ocorre duas vezes mais em homens e está cada vez mais associada a pacientes com a idade avançada. Pessoas com histórico de problemas de saúde no esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado e grosso também estão no grupo de risco para essa condição.

E quais são as causas?

As causas da doença são consideradas diversas, podendo incluir uma série de fatores distintos, como os citados acima.

Outras possíveis causas são:

  • Lesões no esôfago;
  • Ulceras gástricas ou duodenais;
  • Lesão de mucosa provocada por medicamentos.

Além dos fatores acima, também é comum que aconteça em pessoas que sofreram queimaduras consideradas graves, pessoas que fizeram algum tipo de cirurgia extensa e também pessoas com problemas cardíacos.

Dado importante: é essencial deixar claro qual a condição de saúde que está provocando a hemorragia digestiva alta, uma vez que o fator pode auxiliar diretamente no tratamento do problema.

Existem fatores de risco?

Existem sim fatores de risco que devem ser levados em consideração. Por exemplo, as pessoas que apresentam qualquer tipo de histórico de problemas de saúde na região do estômago, duodeno, esôfago e intestino delgado podem ter uma predisposição maior do problema.

Além disso, as pessoas que fazem uso de anti-inflamatórios não hormonais por grandes períodos também podem apresentar um risco maior.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WhatsApp chat