O que é dispepsia

A Dispepsia funcional é uma condição de sintomas persistentes e repetidos de indigestão. Os sintomas típicos incluem desconforto no estômago ou dor, sentir-se rapidamente satisfeito ou se sentir muito cheio depois de comer e outros sintomas de indigestão. Isso pode ser desencadeado por comer refeições pesadas, comer rápido, consumir bebida alcoólica e stress. Embora possa ser muito desagradável, esta condição raramente tem consequências graves. Para diagnosticar dispepsia funcional, um médico deve excluir todas as outras condições que possam causar estes sintomas. Somente um médico é capaz de diferenciar a dispepsia funcional (condição sempre benigna) de uma doença orgânica (úlceras, tumores ou cálculos biliares).

O que causa dispepsia?
O aparecimento de dispepsia pode resultar em diferentes doenças digestivas, em particular as que afetam estômago e duodeno (primeira porção do intestino). Uma das situações mais representativas é a úlcera péptica gástrica ou duodenal. Esta doença pode ser resultado do uso de medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios.

A maioria dos casos, porém, é causada pela infecção do estômago por uma bactéria, o Helicobacterpylori. Em alguns doentes os sintomas podem ter origem em outros órgãos, surgindo, por exemplo, em consequência de doença pancreática ou de cálculos biliares (pedra na vesícula). É relativamente raro, especialmente em pessoas com menos de 35 anos, que a dispepsia esteja relacionada com doenças malignas, como o câncer gástrico. A maioria dos casos de dispepsia é decorrente de um distúrbio que pode surgir mesmo sem doenças subjacentes. Esta enfermidade é chamada de dispepsia funcional.

Dieta

Embora não existam evidências que liguem diretamente determinadas dietas à dispepsia funcional, faz sentido orientar o paciente a limitar ou evitar alimentos que agravem os seus sintomas. O ponto importante a ser entendido aqui é o fato da dieta mais apropriada ser algo muito individual. Um alimento que pode agravar sintomas em alguns pacientes pode ser perfeitamente tolerado por outros. Sendo assim, não há uma dieta específica que possa ser indicada para todos os pacientes com dispepsia funcional.

Isso não significa, porém, que alguns alimentos não sejam frequentemente apontados como vilões da dor de estômago. Leite, álcool, cafeína, refrigerantes, alimentos gordurosos ou fritos, hortelã, tomates e frutas cítricas são alguns dos alimentos que mais frequentemente são apontados como fatores de agravamento da queimação estomacal.

Outras dicas que costumam ajudar são:

• Comer pequenas porções várias vezes ao longo do dia costuma ser melhor do que fazer 2 ou 3 grandes refeições com intervalo de várias horas entre elas.
  • Não se deitar nas primeiras 2 horas após uma refeição.
  • Indivíduos com excesso de peso costumam encontrar alívio quando emagrecem.
  • Elevar a cabeceira da cama em cerca de 10 a 15 centímetros também pode ajudar.
  • Parar de fumar.

Tratamento do H. pylori

A bactéria H. pylori pode ser a responsável pela queimação estomacal em alguns pacientes, mesmo sem haver lesão detectável na endoscopia digestiva. Se o paciente tem um exame positivo para H. pylori e tem sintomas de dispepsia, o tratamento com antibióticos visando erradicar a bactéria está indicado.

Controle da acidez estomacal

Nos pacientes com pesquisa negativa para H.pylori, o tratamento inicial pode ser feito com medicamentos da classe dos inibidores da bomba de prótons. Espera-se melhora do quadro entre 4 e 8 semanas.

Apoio psicológico

É importante entender que a dispepsia funcional é uma doença real. A dor de estômago não é uma invenção da cabeça do paciente. Isso não significa, porém, que problemas psicológicos não tenham influência no quadro. Apoio de profissional com psicólogo ou psiquiatra pode ajudar o paciente a lidar com questões emocionais e a se sentir melhor, tanto física como mentalmente.