Popularmente conhecido como “azia ou queimação” o Refluxo Gastresofágico é uma indicação de que algo não vai muito bem na região do esôfago e estômago.
⠀
Quando o ácido produzido no estômago reflui e atinge a mucosa da faringe e laringe, pode provocar doenças e sintomas secundários como dores de garganta, inflação do ouvido, sinusite, rinite, pigarro, tosses e em casos mais graves até mesmo lesões tumorais.
⠀
Prestar atenção aos sinais que o corpo envia é fundamental para buscar o tratamento correto, as infecções e inflamações recorrentes não podem ser tratadas isoladamente como se a sua origem fosse outra, quando na realidade os sintomas caraterísticos podem ser a indicação da Doença do Refluxo Gastresofágico (DRGE).
⠀
Em sua grande maioria o Refluxo está relacionado aos hábitos alimentares, fatores hereditários, tabagismo, obesidade, excesso no consumo de álcool, sedentarismo, abuso de medicamentos ou em decorrência de uma hérnia de hiato entre outros.
⠀
O diagnóstico do Refluxo considera o relato das queixas, o histórico familiar, e a avaliação dos hábitos de vida do paciente, junto a realização de exames complementares como a pHmetria de 24 horas e a Endoscopia Digestiva Alta.
⠀
Durante o tratamento algumas mudanças na rotina podem ajudar que o refluxo não atinja o nariz, ouvido e garganta como elevar a cabeceira da cama, fazer refeições leves antes de dormir, incluir atividades físicas no dia a dia e evitar bebidas alcoólicas, cigarro e alimentos condimentados.
⠀
Na dúvida procure o seu médico de confiança e não insista na automedicação, como vimos, nem tudo é o que parece ser, essa é a verdade!
Para mais informações entre em contato pelo nosso Telefone (WhatsApp):
⠀
📲 Dr. Ricardo Abrahão Barhum Cirurgião Geral, Gastroenterologista.
Rua João Lisboa, 429, Centro. Imperatriz/MA.
Segunda à Sexta: 8h00 – 18h00
Sábado: 8h00 – 12h00
Tel: (99) 3523-6858. WhatsApp: (99) 3524-8807.
E-mail: contato@clinicacadi.com.br