Icterícia: sintomas, tratamentos e causas

A icterícia, também conhecida por amarelão, é caracterizada pela cor amarelada da pele e da parte branca dos olhos. Ela é primariamente um sintoma. Acontece quando há acúmulo de bilirrubina no sangue, um pigmento amarelo que é produzido pelo corpo quando as hemácias são degradadas.

O que é bilirrubina?

A bilirrubina é um pigmento criado naturalmente pelo corpo quando hemoglobinas velhas ou danificadas são decompostas. O pigmento amarelo é enviado para o fígado, onde é misturado com a bile, que é enviada à vesícula biliar e usada no processo de digestão.

Essa substância é eliminada, em maior parte, através das fezes. Uma pequena quantidade pode ser liberada pela urina. Se algo impede alguma parte deste processo e a bilirrubina não pode ser eliminada, ela se acumula no sangue.

Quando ocorre a icterícia?

A icterícia aparece quando a concentração de bilirrubina é de mais de 2 mg por decilitro (dL, 100 ml) de sangue.

Em recém nascidos, devido ao estresse do parto, a bilirrubina pode ser mais alta naturalmente e só é considerada icterícia a partir dos 5 mg/dL. Nesse ponto, a cor amarelada começa a ficar perceptível na pele do paciente.

Diversas doenças, medicamentos e condições podem causar o acúmulo de bilirrubina no sangue. Alguns exemplos são:

Hepatite

A hepatite é uma inflamação do fígado. Ela pode ser causada por vírus e, na grande maioria dos casos, leva à icterícia por impedir que a bilirrubina seja transportada para a vesícula biliar.

Doença hepática alcoólica

Uma lesão no fígado provocada pelo consumo excessivo de álcool por um longo período de tempo — doença hepática alcoólica — pode bloquear o caminho do pigmento amarelo, fazendo com que ele se concentre no sangue e vá para a pele e os olhos.

Febre amarela

A febre amarela é transmitida pela picada de um mosquito infectado pelo flavivirus. Ela tem esse nome pois, além de outros sintomas, causa insuficiência hepática, que leva a icterícia, deixando a pele do paciente amarela.

Obstrução do ducto biliar

Obstruções do ducto biliar podem ser causadas por cálculos do fígado ou, em casos mais raros, por tumores que podem estar no duto ou no pâncreas. Sem o tubo biliar, a bilirrubina não consegue passar para a vesícula e fica presa.

Colestase da gravidez

Os hormônios que agem normalmente durante a gravidez podem reduzir o ritmo de movimento da bile pelos canais biliares. Isso faz com que a capacidade de metabolização de bilirrubina do fígado fique reduzida. Se houver excesso, o pigmento volta para o sangue, causando icterícia.

Colangite

A colangite é um tipo de doença auto-imune que afeta os dutos biliares, causando a destruição e a cicatrização deles, dependendo do tipo da doença. Essa destruição ou obstrução por cicatrizes impede a bilirrubina de ser eliminada, causando a icterícia.

Hemólise

Algumas condições podem causar a ruptura exagerada de glóbulos vermelhos no sangue, aumentando a produção de hemoglobina e por consequência, a de bilirrubina, que se for maior do que a capacidade de processamento do fígado, permitirá que o pigmento se acumule.

Doença de Wilson

Esta doença rara e hereditária impede o fígado de liberar o cobre do organismo na bile, causando acúmulos e danos no órgão. Isso pode resultar em acúmulos de outras substâncias, como a bilirrubina, que leva a icterícia.

Síndrome de Crigler-Najjar

Outra doença hereditária rara, a síndrome de Cringler-Najjar pode causar icterícia grave e levar à encefalopatia bilirrubínica, uma intoxicação cerebral causada pelo excesso da substância no cérebro.

Alguns medicamentos e substâncias são capazes de causar a icterícia. São eles:

• Acetaminofeno (em doses altas e superdosagem);
  • Certas ervas medicinais como extrato de chá verde, pirrolizidina, kava e cavalinha;
  • Ferro ingerido em grandes quantidades.

Toxinas

De maneira similar, algumas toxinas podem causar danos ao fígado e causar a icterícia, como é o caso da toxina do cogumelo Amanita phalloides — a cicuta verde, um cogumelo extremamente venenoso.

Sintomas

A própria icterícia já é um sintoma. É caracterizado por acúmulo de bilirrubina no sangue e é possível visualizar o sintoma através do amarelamento da pele e da esclera (o branco dos olhos).

Existem alguns sinais que, somados à icterícia, podem servir de alerta para doenças graves. Se você tiver icterícia e qualquer um dos seguintes sinais, procure um médico:

• Dor abdominal e sensibilidade;
  • Sonolência, agitação, confusão ou qualquer alteração mental;
  • Sangue nas fezes ou fezes negras;
  • Vômito com sangue;
  • Febre;
  • Facilidade em formar hematomas ou apresentar sangramentos.

Icterícia tem cura?

Sim, a icterícia tem cura. Dependendo da causa, ela pode ser mais difícil de alcançar e, em casos onde a doença causadora não tem cura, os sintomas podem ser tratados. No geral é possível evitar e se tratar da icterícia.

Fique atento e não deixe que a situação se agrave, procure um médico imediatamente logo aos primeiros sinais.