Consultas e Exames em um só lugar.

Horário de atendimento : Segunda a sexta: 8h - 18h : Sábado: 8h - 12h
  Contato : (99) 3524-8807 / (99) 3523-6858

Higiene ocular: 5 dicas para realizar de forma certa

Apesar de possuir um ótimo sistema natural de proteção (lágrimas, pálpebras, cílios e sobrancelhas), os olhos estão constantemente expostos a diferentes fatores ambientais que podem agredi-los e causar desde um leve desconforto até o comprometimento da visão. Por isso é necessário garantir uma boa higiene ocular diária.

O vento, o ar-condicionado e o uso de lente de contato podem, por exemplo, aumentar a evaporação da lágrima e provocar, assim, um quadro de olho seco.

Já em outros casos, a poluição, poeira e maquiagem provocam alergia ocular e irritação na superfície do olho, além da possibilidade de servirem como “veículos” de propagação de germes, resultando em infecção ocular.

Dessa forma, confira cinco medidas simples, mas que podem evitar doenças oftalmológicas e proteger os seus olhos:

1 – Higiene ocular começa pela lavagem diária
Lave diariamente os cílios e as pálpebras com água corrente, podendo associar soluções específicas para a limpeza ocular ou xampu neutro.

2 – Remoção de maquiagem
Remova toda a maquiagem, para isso, use demaquilantes, de preferência testados dermatologicamente e com características hipoalergênicas.

3 – Mantenha as mãos longe dos olhos
Evite colocar as mãos nos olhos, principalmente sem lavá-las antes ou ter utilizado álcool gel. As mãos são os principais condutores para germes, como bactérias e vírus, que podem causar infecções oculares, entre elas, a conjuntivite.

4 – Proteja os olhos com óculos
Use óculos escuros em locais externos, para reduzir a exposição dos olhos ao vento, poeira e sol.

5 – Use corretamente as lentes de contato
Usuários de lentes de contato devem ter muito cuidado com o uso e manuseio, para se evitar doenças e infecções nos olhos. Também é fundamental não dormir, nadar ou tomar banho com lentes, respeitar o tempo de troca e somente lavá-las com soluções próprias para o objeto, impedindo o contato delas com água corrente e soro fisiológico.

Agora que você já conhece os cuidados básicos para cuidar da sua higiene ocular, coloque-os em prática. E em caso de dúvidas, entre em contato com a gente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WhatsApp chat