Falando sobre H-ylori

A H-Pilory trata-se de uma bactéria que vive no estômago, normalmente contraída na infância em condições precárias de higiene. Ela possui a habilidade de transformar a ureia do suco gástrico em amônia e bicarbonato, neutralizando o Ph ácido do estômago e permitindo sua sobrevivência. Estima-se que metade da população tenha a bactéria, mas muitos convivem com ela de forma assintomática.

Certamente esta bactéria é uma das causas mais comuns da doença gastroduodenal e é responsável por uma grande porcentagem de úlceras gástricas, gastroenterite, gastrite e refluxo gástrico. Eventualmente, a infecção crônica com H. pylori é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer gástrico e do linfoma MALT (Tecido Linfoide associado a mucosa), doença maligna que pode se manifestar em cerca de um para cada 10 mil infectados.

Quando procurar o médico?

Marque uma consulta com o médico se você notar qualquer sintoma ou sinal persistente que lhe preocupa. Procure imediatamente o médico se você tiver:

• Dor abdominal acentuada ou persistente
  • Dificuldade para engolir
  • Fezes sanguinolentas ou pretas como piche
  • Vômitos escuros ou que lembram grãos de café.

Diagnóstico

Esta bactéria normalmente é identificada durante o exame de endoscopia, através de uma biópsia ou através do teste da urease, que são os métodos mais comuns para a detecção da bactéria. O resultado é imediato!

Dr. Ricardo Abrahão Barhum

Gastroenterologista
CRM 2.209
RQE: Gastroenterologia 2097 / Endoscopia 2098 / Cirurgia Geral 1565

📲 (99) 3524-8807.
📍 Rua João Lisboa, 429, Centro. Imperatriz/MA.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀