Dia Mundial do AVC

O AVC decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro. Responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, o AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico.

O AVC isquêmico ocorre em 87% dos casos de AVC e se caracteriza pelo comprometimento de alguma artéria cerebral, quando há uma obstrução da artéria, impedindo a passagem de sangue e oxigênio para as células cerebrais, que morrem. Essa condição é chamada de isquemia.

O AVC hemorrágico corresponde de 13% dos casos e acontece quando há um rompimento de um vaso cerebral e ocorre sangramento (hemorragia) em algum ponto do sistema nervoso. A diferença do AVC hemorrágico e do AVC Isquêmico é que o segundo decorre da obstrução de uma artéria e não pelo seu rompimento. Entre os principais fatores que contribuem para o risco de AVC estão hipertensão arterial, aumento dos níveis de colesterol, diabetes, doenças do coração, obesidade, alimentação com altos teores de gordura e estresse.

Sintomas clássicos de AVC (Sempre de início súbito)

– Perda de força ou dormência numa metade do corpo;
– Dificuldade para falar ou compreender a fala;
– Dificuldade para enxergar (nos dois olhos ou em um deles);
– Tontura (falta de equilíbrio e de coordenação);
– Dor de cabeça muito intensa.

Fatores de risco*

– Histórico familiar;
– Pressão alta;
– Colesterol elevado;
– Diabetes;
– Tabagismo;
– Arritmias Cardíacas (fibrilação atrial);

* Se esses fatores de risco forem tratados rapidamente, diminuem em 90% os casos de AVC.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 13,7 milhões de pessoas são acometidas no mundo a cada ano. Dentre estas, mais de 5 milhões vão a óbito. Os números de sobreviventes beiram 80 milhões. Para alertar sobre a importância da prevenção, tratamento e reabilitação, foi implementado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o Dia Mundial do Combate ao AVC, comemorado no dia 29 de outubro. A data reafirma a importância do socorro imediato para a redução nas chances de sequelas.

Cuide -se!