Cuidado com o uso de colírios sem prescrição

O mau uso desse medicamento pode trazer graves risco à saúde da visão. Por isso, é fundamental sempre estar atento ao assunto, pois ao invés de se curar ou melhorar, o paciente acaba piorando a situação. O colírio pode parecer inofensivo, mas existem riscos que podem ser causados por ele.

A utilização de colírios indevidamente causa graves efeitos colaterais

O uso de colírios indevidamente, durante muito tempo, pode ocasionar em graves efeitos colaterais, como aumento da pressão intraocular, piora do ressecamento dos olhos e aceleração do surgimento da catarata e do glaucoma.

O compartilhamento do colírio pode causar contaminações

As pessoas que utilizam esses produtos sem a prescrição médica, muito provavelmente não têm o cuidado de utilizar individualmente. Ou seja, se porventura tiver um colírio aberto em casa, elas pegam e usam sem saber quem usou, quando usou e, em alguns casos, nem olham a data de validade. Essas situações são muito perigosas, pois o colírio é remédio e não deve ser compartilhado e muito menos utilizado após vencido. Caso contrário, os riscos de contaminações são altíssimos, causando graves consequências para a saúde ocular do indivíduo.

Existem diversos colírios e só o médico saberá indicar o tipo específico para o seu problema

Se você pensa que o ressecamento dos seus olhos pode ser tratado por qualquer colírio, é aí que você se engana! Existe uma infinidade de opções disponíveis no mercado e somente o médico, depois de te avaliar, saberá te dizer qual é o mais indicado para tratar o seu caso. Veja quais são as classificações dos colírios:

• Lubrificantes: indicados em caso de baixa lubrificação dos olhos, ardor e irritação;
  • Antibióticos: indicados para o tratamento e prevenção de infecções e inflamações causadas por bactérias;
  • Antialérgicos: indicados para o tratamento de alergias oculares;
  • Anti-inflamatórios: indicados durante o pós-cirúrgico ou para processos inflamatórios dos olhos;
  • Anestésicos:  indicado para uso restrito no ambiente hospitalar.

Cuide dos seus olhos, não acredite que estão bem sem examiná-los. Só indo ao oftalmologista que você saberá se está bem e terá sempre uma visão saudável.