Conheça os tipos de retocolite ulcerativa

Os sintomas da retocolite ulcerativa podem variar dependendo da magnitude da inflamação e do lugar onde se localiza a doença dentro do intestino grosso. Vejam só:

1⃣ Proctite ulcerativa (retite): a inflamação intestinal fica limitada ao reto. Devido à sua extensão limitada (menos de 15 cm), tende a ser o tipo mais leve. Os sintomas incluem sangramento retal, presença de pus e muco nas fezes e urgência evacuatória.

2⃣ Proctossigmoidite: colite que afeta o reto e o cólon sigmóide (segmento inferior do cólon, localizado imediatamente acima do reto). Os sintomas são semelhantes aos da proctite, além de cólicas abdominais.

3⃣ Colite distal (ou esquerda): inflamação contínua que começa no reto e se estende até o ângulo esplênico (uma curva do cólon, perto do baço, na parte superior esquerda do abdome). Os sintomas incluem perda de apetite, perda de peso, diarreia com sangue muco e pus, além de dor abdominal principalmente do lado esquerdo e cólicas.

4⃣ Pancolite (colite universal): afeta todo o cólon. Os sintomas incluem perda de apetite, diarreia com sangue, muco e pus, dor abdominal intensa e perda de peso. Na pancolite, como a extensão da doença é maior, os sintomas costumam ser mais intensos e pode haver comprometimento do estado geral do paciente.