Apneia do sono e o refluxo à noite

A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é uma doença muito comum, caracterizada pela obstrução das vias aéreas superiores durante o sono, normalmente acompanhada da redução da saturação de oxigênio no sangue, seguida de um breve despertar para respirar.

As principais manifestações durante o sono incluem ronco alto e frequente, pausas respiratórias, fragmentação do sono, levando a prejuízos diurnos incapacitantes, como sonolência excessiva diurna, alterações cognitivas e cefaleia matinal. Se você possui esses sintomas, o médico poderá solicitar exames que monitoram seu sono para diagnosticar.

Entre as doenças associadas à Apneia, está o Refluxo, popularmente conhecido por azia, caracteriza-se pelo retorno do conteúdo estomacal, incluindo ácido e bile, para o esôfago, provocando inflamação no esôfago e dor na parte inferior do tórax. Isso ocorre quando o esfíncter esofágico (espécie de anel), não está funcionando adequadamente. Nos adultos o funcionamento inadequado da válvula é relacionado a questões genéticas e fatores ambientais, como estresse, consumo de tabaco e álcool, distúrbios do sono e alimentação incorreta.

Além da azia (aquela sensação de queimação que você já deve ter sentido), dores, enjoos, retorno do conteúdo presente no estômago, sintomas como tosse crônica, pigarro, rouquidão, sensação de catarro na garganta, gosto amargo na boca e dores no peito podem ser sinal de refluxo.