A endoscopia digestiva alta (aquela feita por via oral) é uma rotina preventiva segura, capaz de diagnosticar inúmeras doenças do aparelho digestivo – até mesmo cânceres em estágio inicial. O exame permite visualizar o esôfago, o estômago e o duodeno, que é o início do intestino delgado. Muitas lesões são, inclusive, tratadas ou removidas na hora, evitando cirurgias.
Indivíduos com queixas como azia, queimação, falta de apetite, sensação de estufamento e perda de peso que persistem por mais de uma semana podem ter indicação para fazer o exame. A endoscopia também pode ser indicada como forma de detectar tumores precocemente, em especial os de esôfago e de estômago. De acordo com fatores de risco (como esôfago de Barrett ou presença de casos de câncer gástrico na família, por exemplo), o oncologista pode indicar a realização do exame com determinada frequência.
Como deve ser o preparo para a endoscopia?
É preciso fazer uma dieta leve na véspera, sem comer alimentos de difícil digestão, como carne vermelha. O jejum para alimentos sólidos é de oito horas; líquidos, de três a quatro horas. O estômago precisa estar completamente vazio, do contrário não será possível visualizar os órgãos. E o mais importante: se o jejum não for respeitado, o paciente corre o risco de aspirar o conteúdo do estômago para o pulmão e ter complicações.
A endoscopia é feita com sedação endovenosa?
Na Clínica CADI sim, pois é um procedimento desconfortável que provoca náuseas. A sedação tem efeito pontual, dura somente o tempo do exame, e o paciente acorda logo depois. Do início ao fim, ele recebe monitoramento cardíaco e fica conectado a uma fonte de oxigênio.
Como acontece o exame?
Após a sedação, o médico introduz o endoscópio (tubo flexível bem fino, com luz e microcâmera na ponta) pela garganta, fazendo o percurso até os órgãos do aparelho digestivo. Tudo é observado em tempo real pelo monitor de vídeo.
Quanto tempo dura o exame?
A endoscopia digestiva alta dura cerca de 5 a 20 minutos, dependendo da complexidade do procedimento.
Recomendações pós exame:
Por conta da sedação, o paciente não poderá fazer qualquer atividade que exija muita concentração, como trabalhar ou dirigir. O ideal é que ele saia do hospital e fique em casa, em repouso, até o efeito do sedativo cessar completamente, em torno de 8 horas dependendo do tipo de medicação utilizada.
Conte com a Clínica CADI para realizar sua endoscopia com segurança!
Dr. Ricardo Abrahão Barhum | Cirurgião Geral, Gastroenterologista.
📲 Tel: (99) 3524-8807 ou (99) 3523-6858. WhatsApp: (99) 98855-7117.
📍 Rua João Lisboa, 429, Centro. Imperatriz/MA.