Dia de ultrassom é dia de ansiedade e alegria pra toda a família, afinal, além de saber como está tudo lá dentro da barriga da mamãe, é dia de ver o bebê bem de pertinho, de ouvir as batidas do seu coraçãozinho e os seus movimentos. No que diz respeito ao misto de ansiedade e curiosidade das mamães e papais em saber mais a respeito das características físicas dos pequenos, a tecnologia ajuda. Os exames de ultrassom em 3D e 4D são os recursos mais utilizados para isso. O ultrassom 3D mostra imagens do bebê em três dimensões. Com ele é possível ver detalhes do rostinho do bebê: formato do nariz, da boca e até com quem se parece mais!
A ultrassonografia em 4 Dimensões tem todas as possibilidades da 3D, só que também em movimento. Tem registros de bebês bocejando, chupando o dedinho, com a língua pra fora… é sempre muito emocionante e divertido.
A ultrassonografia 3D/4D pode ser realizada em qualquer fase da gestação. Entretanto é importante informar que, dependendo da idade gestacional, a imagem que iremos obter é diferente. Por exemplo, imagens em fases iniciais da gestação irão mostrar o corpo do feto inteiro, mas não conseguirão ver pequenos detalhes, pois o bebê ainda é extremamente pequeno. Próximo a 20 semanas de gestação já é possível conseguir algumas imagens da face, entretanto elas ainda não são muito bonitas pois nesta fase o feto ainda tem pouco tecido gorduroso, portanto a imagem é praticamente o esqueleto do feto. As melhores imagens da face são obtidas entre 26 a 29 semanas de gestação, pois neste período o feto já tem uma boa quantidade de tecido gorduroso em baixo da pele e ainda tem bastante líquido (o que é extremamente necessário para formação de imagens nítidas). Após 30 semanas podemos eventualmente obter imagens boas, entretanto isto torna-se muito difícil pois o espaço dentro do útero acaba tornando-se reduzido e o rosto fica a maior parte do tempo encoberto. Por isso nós recomendamos que você planeje a realização do exame entre 26 a 29 semanas de gestação.
Devo realizar algum preparo especial?
Nenhum preparo especial é necessário. Entretanto evitar de usar cremes no abdome e ingerir bastante líquido nas 24 horas que antecedem o exame pode ajudar a obter imagens melhores.
Como se realiza uma ultrassonografia tridimensional?
A forma que o exame é realizado não difere muito da ultrassonografia comum. A grande diferença está no pós-processamento de imagens, realizado pelo aparelho de ultrassonografia. Vários cortes bidimensionais são obtidos por um sensor apropriado e o aparelho de ultrassonografia faz a reconstrução destes cortes para gerar a imagem em 3D/4D.
Existem casos onde a imagem não fica boa?
Sim. Os principais fatores para a qualidade da imagem são:
- A posição fetal – quando o feto está com a face voltada para as costas da mãe torna-se impossível de gerar uma imagem do rosto;
- As características do líquido amniótico – o líquido amniótico provém para o aparelho o contraste necessário para a formação de uma boa imagem. O líquido escuro e a superfície da pele branca produzem as condições técnicas necessárias para a reconstrução da imagem. Quando o volume de líquido está diminuído ou se ele fica muito ecogênico (branco) isso pode impossibilitar a aquisição de uma boa imagem;
- A atenuação do som nos tecidos maternos – a qualidade da imagem está diretamente ligada a passagem do som pelos tecidos maternos. Em situações onde o som tem dificuldade de passar (como pacientes com fibrose por cirurgias prévias ou pacientes com tecido adiposo espesso) a imagem poderá ficar ruim.
- A idade gestacional em que está sendo feito o exame.
Os exames de ultrassom em 3 e 4 dimensões são úteis também para detectar possíveis anormalidades como lábio leporino, avaliar o coração e outros órgãos internos.