Retina e suas principais doenças

A retina é uma parte do olho responsável por transformar a luz em impulsos elétricos que são enviados ao cérebro para formar imagens.

Podemos compará-la a uma câmera que faz a captura de imagem para permitir que o nosso cérebro entenda o que vemos.

A retina é dividida em duas camadas principais: a retina neurossensorial (composta por nove subcamadas) e o epitélio pigmentar da retina.

As 8 doenças da retina mais comuns:

1. Descolamento de retina

O descolamento de retina trata-se de uma condição que se caracteriza pelo desprendimento da retina da parte posterior do olho.

É um dos problemas mais graves da retina e o tratamento é realizado com cirurgia, chamada de Vitrectomia.

2. Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é uma lesão da retina que tem como causa a diabetes, quando a alta concentração de glicose no sangue promove alterações na estrutura dos vasos sanguíneos.

O tratamento da doença pode ser feito com medicação ou com laser, a depender da gravidade.

3. Retinopatia hipertensiva

A retinopatia hipertensiva ocorre quando a hipertensão arterial provoca uma lesão nos vasos da retina, podendo ela ser, por exemplo, um estreitamento vascular, uma obstrução ou um rompimento de vasos.

Assim como na diabética, o tratamento da retinopatia hipertensiva também pode ser feito com medicação ou laser.

4. Retinopatia miópica

A retinopatia miópica ou degeneração miópica, pode surgir em pacientes que possuem alto nível de miopia (acima de 7 graus), e ela é relacionada ao crescimento do globo ocular.

O tratamento para esse caso costuma ser com fotocoagulação a laser, um procedimento em que o laser é aplicado na retina para diminuir o risco de um descolamento de retina.

5. Coriorretinopatia serosa central

A coriorretinopatia serosa central (CSC) é uma doença que acomete a mácula, região da retina responsável por nossa visão central, percepção de detalhes e cores. Ela é considerada uma doença idiopática, ou seja, que surge sem uma razão aparente.

Existem alguns tipos de tratamentos para essa condição, passando por colírios, lasers, medicamentos e injeções intra-vítreas.

6. Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)

A DMRI é uma doença do fundo do olho que surge principalmente em pacientes acima dos 50 anos. Ela é caracterizada pela baixa acuidade visual, dificultando, por exemplo, a leitura e a identificação de rostos.

Os possíveis tratamentos para a DMRI incluem injeção intravítrea, suplementação com vitaminas e minerais antioxidantes entre outros.

7. Oclusão da veia central da retina

A oclusão da veia central da rotina é uma das principais causas de dificuldade visual em idosos e, também, de perda visual por causa vascular.

Trata-se de uma obstrução da veia central retiniana por um trombo, e pode apresentar-se de duas formas: isquêmica ou não isquêmica, a depender do grau de obstrução dos capilares terminais da retina.

O tratamento para essa oclusão envolve a aplicação de laser, uso de medicamentos ou realização de cirurgia, a depender da gravidade do caso.

8. Moscas volantes

As moscas volantes são pequenas manchas ou pontos escuros que parecem se mover no campo de visão, elas podem aparecer em várias formas, como em forma de círculos e ou teias.

Elas são provocadas pelo descolamento da gelatina que recobre o olho e são percebidas pelo paciente principalmente durante a leitura.

Na maioria dos casos não é necessário tratamento, pois costumam diminuir ou desaparecer ao longo do tempo. Já em casos mais graves que causam grande desconforto ao paciente, é possível considerar a realização de cirurgia, como a vitrectomia.

O time da Clínica CADI é constituído por oftalmologistas com sólida formação profissional em diferentes áreas. Conte com a experiência, a credibilidade e a segurança de um centro oftalmológico referência, conte com a Clínica CADI! Para agendar sua consulta, é simples e rápido. Confira os números para contato, clicando aqui.