A ultrassonografia transvaginal é um exame que avalia, por meio da imagem, as estruturas do aparelho reprodutor feminino, como parede uterina, endométrio e ovários. É um exame indicado pelo médico quando este suspeita de alguma alteração durante o exame clínico. Também pode ser solicitado quando a paciente apresenta irregularidades na menstruação, sangramento uterino anormal, suspeita de miomas e avaliação antes e após a colocação de DIU (dispositivo intra-uterino). Em mulheres assintomáticas é um exame utilizado para rastreamento de câncer de ovário. As imagens fornecidas pelo exame são de extrema qualidade, o que possibilita observar irregularidades presentes nesses órgãos.
Como funciona o exame transvaginal?
Para realizar o exame transvaginal, a paciente deverá ficar em posição ginecológica, deitada em uma maca com as pernas afastadas e o joelho levemente dobrado.
O médico insere um transdutor com preservativo e lubrificante no canal vaginal, para que facilite a passagem no equipamento, que deverá permanecer de 10 a 15 minutos no canal, podendo se mover para resultar em melhores imagens.
Durante esse tempo, o instrumento utilizado emite ondas sonoras de alta frequência e possibilita a formação das imagens nas estruturas pélvicas. As imagens são diretamente enviadas para um monitor para que seja possível ser avaliada por um profissional.
Pré-requisitos
O único pré-requisito do exame é que deve ser feito por mulheres que já tiveram relação sexual.
A Clínica CADI está prontamente preparada para atender os exames de Ultrassonografia Transvaginal e demais exames.