O problema de catarata nos olhos é muito comum em pessoas mais velhas, especialmente a partir dos 60 anos. A condição acontece porque o cristalino, que é a lente transparente do olho, começa a ficar opaco devido ao acúmulo de proteínas. Eventualmente, essa estrutura fica totalmente esbranquiçada, levando a uma perda de visão reversível.
Nesse caso, o único tratamento é o cirúrgico, em que há a retirada do cristalino e a sua substituição por lentes intraoculares. Mas, afinal, como saber qual é o momento certo de se submeter ao procedimento?
A evolução da Catarata é lenta e progressiva e não existe um tratamento ou medicamento que retarde esse processo. O tratamento é cirúrgico e deve ser feito idealmente quando seus sintomas já interferem com a qualidade da visão. Portanto, a Catarata pode ser operada a qualquer momento após os primeiros sintomas começarem a ser notados.
Uma vez operada, existe uma total recuperação da visão prejudicada pela Catarata, quando não existirem outros problemas associados e que também possam causar diminuição da qualidade da visão.
Progressão da catarata: quais os sintomas?
À medida que o tempo passa, a opacificação do Cristalino (processo que constitui a Catarata) se torna mais densa, dificultando a passagem de luz e sua chegada à Retina, piorando assim a nitidez das imagens.
Existem vários tipos de opacidade do Cristalino. O mais comum é o tipo que, mesmo se tornando muito avançado ou “maduro”, ainda permite a passagem da luz até certo nível. Assim, mesmo que sem uma nitidez perfeita, o paciente com Catarata pode enxergar.
Outros tipos de Catarata são muitos limitantes: pioram a visão em ambientes de muita luz e criam uma enorme dificuldade para dirigir à noite.
Por fim, existem as Cataratas que impedem por completo a formação das imagens. Ainda é possível que o portador da Catarata perceba a presença de luz, mas passa a caminhar com o auxílio dos outros e tem um prejuízo importante da qualidade de vida.
A progressão da Catarata tende a modificar o grau dos óculos que a pessoa vinha usando há anos. Essa mudança frequente do grau é um dos sinais de que a Catarata está se formando ou evoluindo. Com frequência, o portador da Catarata pode se tornar míope ou piorar sua Miopia nesse período. Assim, este passa, de uma hora para outra, a piorar sua visão de longe, melhorando a de perto
Qualquer que seja o grau de comprometimento da visão, a cirurgia de Catarata pode restituir a visão em 100% se não houver um outro problema associado.
Mudança na percepção das cores
Com a progressão da Catarata, a percepção das cores passa a mudar gradativamente. Essa alteração dificilmente é percebida pelo portador de Catarata, uma vez que os dois olhos costumam ser acometidos pela Catarata simultaneamente.
As cores ficam menos vivas e algumas se modificam. Essa diferença é imediatamente notada quando o primeiro olho é operado.
Benefícios da cirurgia de Catarata
O maior benefício é a restauração da qualidade de visão, trazendo de volta a nitidez perdida. Isso traz de volta também a liberdade e qualidade de vida que o portador de Catarata pode ter perdido pelo problema.
A segunda grande vantagem é a possibilidade de deixar de usar os óculos (como ocorre na maioria dos pacientes operados) ou a diminuição da dependência destes, uma vez que a nova Lente Intraocular que substitui o Cristalino pode contemplar o grau dos óculos utilizados.
A cirurgia de Catarata é o único tratamento possível para impedir a progressão da doença e devolver a qualidade de visão. Ao optar por não realizar a operação, o paciente se expõe a riscos que vão da perda de qualidade de vida até à perda total da transparência do Cristalino.
Você está enfrentando o processo de Catarata ou apresenta algum sintoma dessa ou de outras doenças oftalmológicas? Na CADI Diagnóstico você tem uma equipe especializada em Catarata pronta para atender as suas necessidades, além de uma tecnologia pioneira no tratamento da Catarata.
Agende sua consulta e venha conhecer o que a CADI tem a lhe oferecer no tratamento da Catarata.