A próstata é um órgão exclusivamente masculino cuja função é produzir uma secreção que serve de proteção para os espermatozoides (líquido seminal). Essa glândula fica localizada na frente do reto e embaixo da bexiga, e seu tamanho varia com a idade.
O aumento da próstata acontece em quase todos os homens, conforme eles envelhecem. À medida que a glândula cresce, ela pressiona a uretra e causa problemas ao urinar e na bexiga também.
O aumento da próstata é frequentemente chamado de hiperplasia prostática benigna (HPB) ou hipertrofia prostática benigna. Não é um câncer e não aumenta o risco de câncer de próstata.
Quando a próstata aumenta muito de tamanho, seja por causa da idade ou por conta de alguma doença, tal como o Câncer de Próstata, ela pode provocar sintomas como dificuldade para urinar, retenção de urina, necessidade frequente ou urgente de urinar, aumento da frequência de urinar à noite, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, entre outros.
Causas
A causa exata do aumento da próstata ainda é desconhecida. Fatores relacionados ao envelhecimento e aos próprios testículos podem desempenhar um papel no crescimento dessa glândula. O crescimento natural da próstata ocorre na maioria dos homens conforme eles vão envelhecendo. Em muitos deles, o crescimento é tanto que começa a bloquear a passagem da urina pela uretra. Outra hipótese levantada pelos médicos para o crescimento da próstata são as mudanças no equilíbrio dos hormônios sexuais que acontecem nos homens com o passar dos anos.
Tamanho normal da próstata
O tamanho normal da próstata de um adulto jovem saudável costuma ser 3 centímetros de altura, 4 centímetros de comprimento e 2 centímetros de largura, pesando entre 20 e 30 gramas. As dimensões da próstata são semelhantes à de uma noz.
Porém, com o avançar da idade, a próstata pode aumentar de tamanho, ocasionando a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), condição que é mais comum a partir dos 40 anos e se torna ainda mais frequente na faixa dos 60 anos de idade.
Tamanho da próstata após os 50 anos
De acordo com estudos internacionais publicados em revistas renomadas, o volume médio da próstata em adultos entre 50 e 80 anos aumentou de 24 gramas para 38 gramas.
Acredita-se que esse aumento esteja diretamente relacionado ao aumento natural da próstata que ocorre com a idade e aos casos de Hiperplasia Prostática Benigna, que são mais frequentes nessa faixa de idade.
Quais doenças podem interferir no tamanho da próstata?
Além da Hiperplasia Prostática Benigna, existem outras doenças que podem interferir no tamanho da próstata. São elas:
Prostatite: É uma inflamação da próstata, na maioria das vezes causada por bactérias, que provoca um crescimento anormal da glândula e causa sintomas como dor e desconforto para urinar. Também pode ser causada por vírus, fungos e outros microrganismos.
Câncer de Próstata: É um tipo de tumor que afeta a próstata e faz com que ela aumente de tamanho. Causa sintomas como micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, sangue na urina ou sêmen, entre outros.
Como tratar a próstata inchada?
O tratamento irá depender da causa do aumento da próstata. Caso seja um quadro de Hiperplasia Prostática Benigna, o Urologista deve avaliar a intensidade dos sintomas, a repercussão no organismo e a qualidade de vida do paciente.
Geralmente, o tratamento é feito com o uso de medicamentos ou intervenções cirúrgicas. No caso da cirurgia, a técnica pode ser realizada por via endoscópica (cirurgia endoscópica transuretral convencional ou a laser), laparoscópica, através da prostatectomia simples por via aberta ou por meio da Cirurgia Robótica.
Para mais informações, consulte um Urologista e esclareça todas as dúvidas!