Consultas e Exames em um só lugar.

Horário de atendimento : Segunda a sexta: 8h - 18h : Sábado: 8h - 12h
  Contato : (99) 3524-8807 / (99) 3523-6858

Presbiopia: fatores e tratamento

Quando mencionamos vista cansada, referimo-nos à fadiga ocularfadiga visualcansaço ocular, etc. Isto é, são tudo formas de referirmos cansaço nos olhos ou olhos cansados. Como veremos adiante a vista cansada pode ser causada por diversos fatores, ou simplesmente pode resultar apenas de um esforço ocular acrescido que desaparece apenas com repouso. É, por isso, importante perceber o que é vista cansada e saber identificar os principais fatores de risco para a saúde dos seus olhos.

Note que a expressão vista cansada também é, por vezes, utilizada para designar presbiopia.

Alguns fatores de risco

• Idade das pessoas, já que até os 50 anos, todas apresentarão algum grau do problema.
• Algumas condições de saúde como diabetes, anemia, doenças cardiovasculares e esclerose múltipla podem ocasionar precocemente a presbiopia, antes mesmos dos 40 anos.
• Medicamentos como diuréticos, antidepressivos e anti-histamínicos podem aumentar as chances de presbiopia precoce.
• Estão mais predispostas também, quem já realizou cirurgia intraocular, pessoas com dieta não balanceada e mulheres.

Sintomas

Necessidade de afastar algo que se está lendo. Dificuldade em enxergar letras e imagens muito pequenas. Visão borrada ao ler alguma coisa na distância normal. Necessidade de mais luz ao praticar atividades que envolvem a visão de perto. Dores de cabeça ou fadiga após tarefas que motivam a visão de perto.

Como corrigir

A primeira coisa que você deve fazer ao sentir algum sintoma, é procurar um oftalmologista. Só ele poderá fazer o diagnóstico e lhe dizer se realmente o que você possui é Presbiopia, já que outros problemas também possuem sintomas parecidos. Partindo do princípio que você está com presbiopia, as opções para corrigir são:
• Óculos só para leitura
• Lentes de contato para Presbiopia
• Cirurgia

O importante é você não se abalar com a presbiopia, já que todos nós passaremos por isso. Então, o melhor a fazer é consultar com o seu oftalmologista, caso esteja com em torno de 40 anos, e tomar as medidas para que este problema seja resolvido da melhor maneira e você tenha uma saúde ocular da melhor maneira.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WhatsApp chat