Consultas e Exames em um só lugar.

Horário de atendimento : Segunda a sexta: 8h - 18h : Sábado: 8h - 12h
  Contato : (99) 3524-8807 / (99) 3523-6858

Os riscos da obesidade e o seu tratamento

O excesso de peso e a obesidade são diferentes graus de uma doença em que se verifica uma acumulação excessiva de gordura corporal, suficiente para constituir uma ameaça para a saúde. A obesidade pode ser determinada por várias formas, como o índice de massa corporal (IMC). Os indivíduos saudáveis têm um IMC entre 18,5 e 25. Ter excesso de peso significa ter um IMC entre 25-30.

Os obesos (indivíduos com IMC superior a 30) têm um risco especialmente elevado de desenvolver problemas de saúde e este risco aumenta de uma forma dramática com o aumento do IMC.

A obesidade é o resultado de diversas dessas interações, nas quais chamam a atenção os aspectos genéticos, ambientais e comportamentais. Assim, filhos com ambos os pais obesos apresentam alto risco de obesidade, bem como determinadas mudanças sociais estimulam o aumento de peso em todo um grupo de pessoas. Recentemente, vem se acrescentando uma série de conhecimentos científicos referentes aos diversos mecanismos pelos quais se ganha peso, demonstrando cada vez mais que essa situação se associa, na maioria das vezes, com diversos fatores.

Que doenças estão relacionadas com o excesso de peso?

  • Hipertensão
  • Hipercolesterolemia
  • Diabetes tipo 2
  • Problemas da coluna, osteoartrose
  • Arteriosclerose, enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC)

Em todos os casos, o acompanhamento médico regular é fundamental.

Tratamento da obesidade

A obesidade será tratada de maneira individual, pois é fundamental avaliar os fatores que estão promovendo o quadro de aumento de peso. Entre os tratamentos para a obesidade estão a reeducação alimentar e a realização de atividades físicas.

Em alguns casos, medicamentos serão administrados e cirurgias e procedimentos poderão ser recomendados. É importante salientar que tratar a obesidade pode garantir a melhora e até a resolução definitiva de problemas de saúde a ela associados.

Prevenção​​

A doença pode ser evitada desde a infância, com a adoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de esportes ao longo da vida

Impactos da obesidade

O acúmulo de gordura no organismo aumenta o risco de doenças como hipertensão arterial, aumento do colesterol e triglicérides, diabetes, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e pode estar associado ao surgimento de alguns tipos de câncer.

O excesso de peso pode trazer ainda prejuízos para as relações pessoais e profissionais, pois essas pessoas são mais propensas à depressão e ansiedade.

Porque os obesos estão no grupo de risco da Covid-19?

Uma pesquisa divulgada em abril pela Imperial College, de Londres, aponta que pessoas obesas têm menos chances de sobreviver aos diagnósticos graves da covid-19. No estudo, pessoas com IMC acima de 30 correspondem a maioria das mortes em hospitais do Reino Unido. Para os pesquisadores, as mortes podem estar ligadas à capacidade reduzida da função pulmonar e de inflamações no tecido adiposo.

A especialista em obesidade adulta e infantil e founder do Grupo 5S, Edivana Poltronieri, explica porque a obesidade pode ser um facilitador para o vírus. “A obesidade reduz as ações anti-inflamatórias do organismo e, consequentemente, compromete a eficiência do sistema imunológico da pessoa, deixando-a mais vulnerável ao vírus. Sem contar que a obesidade leva a outros problemas de saúde, como diabetes, hipotireoidismo e pressão alta, doenças que também estão associadas a esta vulnerabilidade”, explica.

Obesidade tem tratamento! Consulte o nosso médico e cirurgião gastro: (99) 3524-8807 / (99) 3523-6858.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WhatsApp chat