Consultas e Exames em um só lugar.

Horário de atendimento : Segunda a sexta: 8h - 18h : Sábado: 8h - 12h
  Contato : (99) 3524-8807 / (99) 3523-6858

Os cuidados com a visão da criança

O oftalmopediatra, antes de tudo, é um oftalmologista com visão geral das doenças oculares. A forma de se realizar os exames oftalmológicos é que varia conforme a idade do paciente. Sendo assim, a oftalmopediatria é uma subespecialidade da oftalmologia que foca nas crianças e nas doenças oculares específicas dessa faixa etária, oferecendo um tratamento mais completo e eficaz aos pequenos.

Qual a melhor idade para fazer a primeira consulta da criança?

O olho é o órgão que mais se desenvolve nos 12 primeiros meses e aos 7 anos fica adulto. Por isso, o diagnóstico precoce de qualquer patologia é fundamental. Se o olho for privado de receber nitidez por conta de alguma patologia, dificilmente terá chance de se desenvolver plenamente após essa idade. Portanto, baseando-se no desenvolvimento visual e crescimento do olho, é recomendado o primeiro exame oftalmológico com 12 meses de vida e sua repetição a cada 1 ou 2 anos para prevenção da ambliopia, ou a qualquer sinal de queixa da criança,

Em casa, os pais podem também observar se há algum problema com a visão da criança. Segundo nossos especialistas, aquelas que caem muitas vezes possivelmente não têm visão de profundidade e dificuldade em detalhes pequenos. Os pais podem também fazer um teste simples, oferecendo um brinquedo de que goste tampado um olho primeiro e depois o outro, e observar se ela terá a mesma desenvoltura e coordenação quando um dos olhos está vendado.
Os problemas oculares, se não tratados na hora certa, podem levar também a prejuízos àquelas crianças em idade escolar, atrapalhando o aprendizado e o convívio social.

Alterações mais frequentes.

Estrabismo – um olho fica alinhado e o outro desviado, prejudicando a visão em terceira dimensão;

Erros de refração – há alteração no grau nos olhos; um pode ser normal e o outro, míope, por exemplo;

Ambliopia, ou olho preguiçoso – anatomicamente, os olhos são normais, porém um deles não se desenvolveu corretamente — as causas mais frequentes seriam os erros de refração e o estrabismo, que prejudicam a chegada da imagem nítida no cérebro.

Na Clínica CADI possuímos a única médica oftalmologista pediatra da cidade de Imperatriz/MA. Agende consultas e exames com nossa médica especialista Dra. Fernanda Barhum: 📞 (99) 3524-8807 | (99) 98855-7117 (WhatsApp).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WhatsApp chat