O que é Doença Diverticular dos Cólons

O que é diverticulose?

A diverticulose ou doença diverticular dos cólons se caracteriza pela presença de diversos divertículos por toda a extensão do intestino grosso. Os divertículos, por sua vez, são pequenas bolsas da mucosa intestinal que se projetam para a cavidade abdominal.

Fatores de risco para o desenvolvimento da doença diverticular são o envelhecimento, baixo consumo de fibras na alimentação, constipação, predisposição genética,  sedentarismo, obesidade e tabagismo.

Dependendo das condições, essas bolsas tornam-se um ambiente propício ao acúmulo de bactérias, o que pode levar à diverticulite.

O que é diverticulite?

A diverticulite acontece quando há infecção ou inflamação de um ou mais divertículos.

Como a diverticulose costuma não apresentar sintomas, ela usualmente é identificada em exames de rotina ou após a manifestação dos sintomas trazidos pela sua inflamação, ou seja, após a instalação da diverticulite.

Os sinais e sintomas da diverticulite incluem dor abdominal do lado esquerdo do baixo ventre, próximo à virilha, febre e alteração do funcionamento intestinal.

Outras complicações da diverticulite

Um dos riscos da diverticulite aguda é o rompimento de um dos divertículos causando infecção abdominal grave, podendo evoluir para uma infecção generalizada e óbito.

Como a diverticulite é tratada?

Na maior parte dos casos, adequações alimentares e antibióticos são suficientes para alcançar a cura. Mas há outros em que podem ser necessárias intervenções cirúrgicas.

O tratamento é individualizado, portanto procure seu médico se houver suspeitas, e nada de se automedicar.

Como prevenir a diverticulose e a diverticulite?

Para prevenir a doença mantenha uma alimentação rica em fibras, hidrate-se bem, faça atividades físicas regularmente e mantenha o peso adequado.