Consultas e Exames em um só lugar.

Horário de atendimento : Segunda a sexta: 8h - 18h : Sábado: 8h - 12h
  Contato : (99) 3524-8807 / (99) 3523-6858

Novembro Azul: prevenção contra o câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os homens no mundo e um dos que mais levam à morte, por isso, é importante entender os fatores que aumentam o risco de desenvolver a doença e saber como identificar esses fatores para reduzir a incidência do câncer. A recomendação é de que todos os homens, a partir dos 50 anos, procurem um urologista para uma avaliação anual. Quanto mais informado e atento você estiver, melhor!

O que é a próstata e qual a função dela?

A função da próstata é produzir o líquido seminal ou esperma junto com a vesícula seminal, ou seja, é um órgão  importante para a função reprodutora masculina.

A partir de que idade os homens devem começar a se preocupar com a prevenção do câncer de próstata?

Os homens devem começar a prevenção do câncer de próstata aos 50 anos de idade; aqueles com antecedentes familiares ou negros devem iniciar mais cedo a partir dos 45 anos.

Quais fatores estão relacionados a um maior risco da doença?

Nos estágios iniciais ela não apresenta nenhum sinal ou sintoma, daí a importância do check-up preventivo. Se aguardar os sintomas, pode ser tarde demais, e estes sintomas são relacionados ao crescimento local do câncer que obstrui o fluxo de urina, como dificuldade de urinar com jato fino e fraco, ou sintomas relacionados à ocorrência de metástases, que seria o câncer se espalhando pelo corpo como dores ósseas ou confusão mental. Confira os fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de próstata:

  • Idade. O câncer de próstata é raro em homens com menos de 40, mas a chance de ter câncer de próstata aumenta rapidamente após os 50 anos. Aproximadamente 60% dos cânceres de próstata são diagnosticados em homens com mais de 65 anos.
     
  • Raça. O câncer de próstata é mais frequente em homens com ascendência africana e caribenha do que em homens de outras raças. O câncer de próstata ocorre com menos frequência em homens asiáticos e hispânicos/latinos do que em brancos não hispânicos. Os motivos dessas diferenças raciais não estão claros.
     
  • Nacionalidade. O câncer de próstata é o mais comum na América do Norte, noroeste da Europa, Austrália e nas ilhas do Caribe. É menos comum na Ásia, África, América Central e América do Sul. As razões para isso não estão claras. O rastreamento intensivo em alguns países desenvolvidos, provavelmente, é responsável por pelo menos parte dessa diferença, mas outros fatores, como diferenças de estilo de vida tendem a ser importantes. Por exemplo, os homens de origem asiática têm um menor risco de câncer de próstata do que os americanos brancos, mas o risco é maior do que a de homens de origens semelhantes que vivem na Ásia.
     
  • Histórico familiar. Ter um parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata mais do que duplica o risco de um homem de desenvolver a doença.
     
  • Alterações genéticas. Algumas alterações genéticas hereditárias podem aumentar o risco de desenvolver mais do que um tipo de câncer. Por exemplo, mutações dos genes BRCA-1 ou BRCA-2 estão relacionada a um risco aumentado de câncer de mama e de ovário em algumas famílias, também podem aumentar o risco de câncer de próstata em alguns homens (principalmente as mutações no BRCA2). Os homens com síndrome de Lynch, uma condição causada por alterações genéticas hereditárias, têm um risco aumentado para uma série de cânceres, incluindo o câncer de próstata.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WhatsApp chat