Consultas e Exames em um só lugar.

Horário de atendimento : Segunda a sexta: 8h - 18h : Sábado: 8h - 12h
  Contato : (99) 3524-8807 / (99) 3523-6858

Novembro Azul: Como se prevenir contra o câncer de próstata

O Novembro Azul busca conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata e visa diminuir a taxa de mortalidade por causa da doença, que ainda é alta. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas (câncer). No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Prevenção e tratamento:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

Ultrassonografia da Próstata:

Na Clínica Cadi dispomos de exames de ultrassonografia da próstata e biópsias guiadas, que são usados para detectar as doenças e as alterações prostáticas como o câncer, junto com o toque retal e outros exames laboratoriais. Sendo que o toque retal não consegue detectar o câncer mais agressivo da próstata, pois ele cresce invadindo e mesclando-se com o tecido prostático não canceroso, o que impossibilita ao médico senti-lo como um nódulo distinto do restante da glândula. Portanto, é indispensável você se submeter ao exame ultrassonográfico retal (de alta resolução), para que sejam detectados praticamente todos os casos desta moléstia, em especial quando o câncer está no seu estágio inicial, que é curável.

O diagnóstico específico de câncer prostático requer a biópsia, que é feita com a retirada de uma amostra de tecido, da área de suspeita da glândula. Se uma área suspeita ou muito vascularizada for identificada na ultrassonografia transretal, uma biópsia poderá ser realizada sob direcionamento ultrassonográfico, para ser retirado uma pequena amostra de tecido, a qual será examinada ao microscópico por um patologista, que emitirá o laudo final.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WhatsApp chat