Na maioria dos casos, dá pra saber o sexo do bebê durante o ultrassom realizado entre a 16ª e a 20ª semana gestacional. No entanto, se o equipamento for moderno, a posição do feto adequada e o médico bem treinado para avaliação do tubérculo genital , é possível fazer a avaliação da genitália externa antes das 16 semanas.
Embora o desenvolvimento dos órgãos sexuais comece por volta das 6 semanas de gestação, é necessário ao menos 14 semanas para que o medico consiga observar claramente os traços no ultrassom e, mesmo assim, dependendo da posição do bebê, essa observação pode ser difícil.
Outros fatores podem atrapalhar, como por exemplo:
- Obesidade materna
- Cirurgias abdominais prévias
- Posição uterina
Resumindo, situações que deixam a imagem ruim podem induzir ao erro. Assim sendo, não exija de seu médico uma resposta caso ele esteja com dificuldades. Pode estar difícil e uma resposta precipitada pode levar a sérios problemas no futuro. Como precisar que trocar o enxoval do bebê e ter que explicar para todos que o sexo estava errado.
Além do ultrassom de primeiro trimestre com perfil bioquímico, existem outros exames que devem ser feitos durante a gestação. Eles são:
- Ultrassonografia obstétrica com doppler;
- Ultrassom morfológico de segundo trimestre com doppler;
Todos esses exames são muito importantes nesse momento.
Considerações finais
Identificar o sexo do bebê pode ser emocionante e pode ajudá-la a se preparar para a chegada do seu. Alguns casais, no entanto, não gostam tanto assim da antecipação e só descobrem o sexo do bebê na sala de parto – e isso é perfeitamente normal. Espero que você tenha gostado desse artigo. Gostaria de agendar seu exame de ultrassom ou realizar seu pré-natal conosco? Ligue Tel: (99) 3523-6858. WhatsApp: (99) 3524-8807.