O ultrassom é um dos exames mais utilizados para o checkup da mulher. Estes exames preventivos são muito importantes para a saúde feminina, já que o câncer de mama, por exemplo, é o mais comum entre as mulheres. Depois dele, o tumor colorretal e o de colo de útero são os que mais afetam a população feminina. Os exames de ultrassom ajudam a diagnosticar doenças já na fase inicial, quando o tratamento é mais simples. Eles possibilitam visualizar o câncer de mama, o colorretal e o colo de útero, tipos que mais afetam a população feminina.
Além dos tumores malignos, diversas outras doenças podem ser prevenidas por meio dos exames ultrassonográficos. Endometriose, cistos ovarianos, miomas, e até mesmo alguns quadros de infertilidade podem ser visualizados pelo aparelho de ultrassom.
Entenda qual é a função das principais ultrassonografias solicitadas às mulheres:
Ultrassonografia de mama
Neste exame é possível analisar o tecido da mama de forma precisa, detectando nódulos, alterações e lesões. É um instrumento indispensável para guiar biópsias no local. É importante lembrar que a ultrassom não substitui a mamografia, os dois exames se completam e podem ser solicitados de acordo com a idade.
Ultrassonografia transvaginal
O exame de ultrassonografia transvaginal ou endovaginal possibilita a visualização e análise dos órgãos reprodutivos femininos (ovários, útero e colo uterino). Com o procedimento o médico consegue avaliar como estão esses órgãos e se existe alguma alteração, com o transvaginal a visualização é muito melhor que um ultrassom abdominal.
Esse procedimento é realizado em clínicas de imagem diagnóstica ou em algumas clínicas. Durante o exame, a paciente permanece deitada em posição ginecológica e o especialista introduz um transdutor no canal vaginal para coletar as imagens. O aparelho é protegido por um preservativo que contém gel lubrificante antes de ser inserido no interior do canal vaginal, ele emite ondas sonoras em alta frequência que refletem nos órgãos e exibe as imagens formadas no monitor.
O ultrassom transvaginal também é um dos exames que são solicitados para as gestantes durante o pré-natal. Ele é realizado no início da gestação para determinar se a gravidez está evoluindo da forma correta, para visualizar o tempo de gestação e avaliar o número de embriões.
Com ele é possível identificar o tamanho do colo uterino e possíveis descolamentos da placenta, principalmente em casos de sangramento vaginal no início da gestação.
Esse exame não emite radiações, portanto não representa nenhum risco à saúde da mulher ou do bebê, em casos da realização do procedimento na gravidez.