Herpes ocular tem cura?

O herpes ocular é uma infecção no olho que tem como causa o vírus de herpes simples do tipo 1. Este vírus é também o responsável pelo herpes labial que é bastante frequente entre a população mundial. Para além do vírus do herpes simples do tipo 1, existem outros causadores de herpes como é o caso do tipo 2 (herpes genital) e do vírus do herpes zóster.

O herpes nos olhos pode variar desde infecções que se resolvem com relativa facilidade até complicações graves que podem, em último caso, conduzir à cegueira. No herpes ocular, geralmente, é afetado apenas um olho, podendo contudo a infecção estender-se ao outro olho, passando a afetar os dois olhos (herpes ocular bilateral).

Sintomas do herpes ocular

De forma geral, a doença aparece em apenas um dos olhos e costuma ter os seguintes sintomas:

• Dor nos olhos, que pode variar de moderada a intensa;
  • Olhos vermelhos, principalmente em torno da córnea;
  • Sensibilidade à luz;
  • Lacrimejamento;
  • Visão embaçada;
  • Olhos inchados;
  • Ardência;
  • Sensação de corpo estranho nos olhos;
  • Excesso de sangue.

Podem aparecer também erupções nas pálpebras e sinais muito parecidos com os da conjuntivite. Deve-se levar em consideração que os sintomas do herpes ocular variam de pessoa para pessoa, tendo em vista a parte do olho afetada e a evolução da doença em cada paciente.

Formas de contágio

O herpes ocular é contagioso e transmitido através de contato com a pessoa que esteja com o vírus ativo. Ou seja, através das lesões existentes nos lábios, face, saliva e troca de produtos contaminados, como maquiagem e óculos. É possível, também, transmitir o vírus de um olho para o outro.

O herpes ocular não é uma doença grave, desde que tratado desde o início. Uma vez que já tenha se manifestado, medidas de prevenção devem ser tomadas para evitar o contágio:

• Higienizar as mãos frequentemente;
  • Não colocar as mãos nos olhos;
  • Ter cuidado ao manusear objetos utilizados por doente infectado;
  • Jamais usar produtos de higiene pessoal de outros;
  • Ter cuidado ao limpar as lentes de contato.

Herpes tem cura?

O herpes não tem cura. O vírus, uma vez transmitido, permanece no organismo em estado LATENTE até que algum fator o reative (explicarei mais sobre isso no próximo post). ⁣

Pacientes com história de herpes ocular devem ser informados sobre o risco de recorrência em qualquer momento da vida e orientados a procurar atendimento oftalmológico imediatamente, caso venham a apresentar sintomas. ⁣

Tratamento para herpes ocular

A terapia para herpes ocular é feita com colírios anti-inflamatórios, pomadas e remédio oral. No entanto, todo tratamento deve ser adequado à necessidade do paciente e, por isso, qualquer medicação só pode ser utilizada sob orientação médica. Alguns exames laboratoriais podem ser solicitados para evidenciar o tipo do vírus.

Com o diagnóstico em mãos, é importante começar o tratamento o quanto antes para eliminar o desconforto provocado pela doença. Vale lembrar que os remédios suavizam os sintomas do herpes, mas não acabam com o vírus.

Se você tem dúvidas sobre o herpes ocular ou detectou algum sintoma da doença, entre em contato com a Clínica CADI. Nossa equipe está à disposição para sanar suas dúvidas e, caso necessário, atuar no tratamento do problema.