Dicas para manter a saúde ocular em dia

Cuidar da nossa saúde ocular não é uma tarefa fácil. Porém, para garantir que seus olhos estejam saudáveis, é importante adotar algumas medidas simples, porém bastante eficazes.

Contudo, existem diversas doenças que, se identificadas precocemente, podem ser tratadas da maneira correta, evitando a perda da visão. Alguns exemplos são o Glaucoma e Catarata.

Por isso, listamos aqui os cuidados básicos que todos devem ter com seus olhos, algumas dicas e hábitos para cuidar corretamente da sua saúde ocular no seu dia a dia.

1 – USE ÓCULOS ESCUROS

Óculos escuros é um ótimo acessório, mas o seu papel principal é proteger seus olhos da radiação ultravioleta. Os raios ultravioletas estão associados a Catarata, alterações da conjuntiva e Degeneração Macular Relacionada à Idade (degeneração da região central da retina, a Mácula). Além disso, os Tumores Palpebrais são responsáveis por 5% a 10% de todos os Cânceres de Pele. Por isso, invista em óculos escuros de qualidade, que garantam o bloqueio dos raios UVA e UVB.

2 – MANTENHA UMA BOA ALIMENTAÇÃO E EXERCÍCIO

Proteger seus olhos começa com boa alimentação: uma dieta rica em Antioxidantes e Ômega 3. Fazendo isso você diminui a probabilidade de desenvolver Olho Seco e Degeneração Macular Relacionada à Idade. Além disso, algumas doenças como a Retinopatia Diabética também estão associadas à falta de atividade física e sobrepeso. Assim, incluir na sua rotina um exercício físico, que pode ser uma simples caminhada, ajudará a manter um peso saudável e a saúde dos seus olhos.

3 – PARE DE FUMAR

Além de ser a causa de vários tipos de câncer e muitas vezes contribuir para o infarto do coração e para o desenvolvimento de outras doenças vasculares, o fumo pode provocar sérios problemas oculares.Fumar faz com que você fique mais suscetível a desenvolver Degeneração Macular, Catarata e pode causar danos ao Nervo Óptico. Se você é tabagista, converse com seu médico para encontrar o melhor tratamento para parar de fumar.

4 – REALIZE EXAMES OFTALMOLÓGICOS REGULARES

Independente da faixa etária, os cuidados com a Saúde Ocular e o atendimento por um Oftalmologista são importantes para proteger a visão e, por isso, é fundamental que sejam realizados periodicamente.O ideal é que o check-up seja realizado anualmente, mas algumas pessoas podem precisar ser examinadas com mais frequência se tiverem alguma doença sistêmica (como Diabetes, Hipertensão Arterial) ou condições oculares específicas (Ceratocone, Glaucoma, etc).

5 – INTERVENÇÃO PRECOCE

Doenças oculares como Glaucoma e Degeneração Macular Relacionada à Idade são mais facilmente tratadas se diagnosticadas precocemente, possibilitando o início imediato do tratamento e aumentando a chance de preservação da visão.

6 – NUNCA COCE SEUS OLHOS

Esta é a principal causa de infecção ocular, uma vez que a contaminação ocorre pelo contato das bactérias presentes nas mãos e seus olhos.

7 – CONHEÇA O SEU HISTÓRICO FAMILIAR

Algumas doenças oculares podem ser Genéticas, por isso mantenha-se informado dos seus antecedentes familiares e informe ao seu médico na consulta. Aqui estão algumas doenças hereditárias mais comuns: Glaucoma, Daltonismo, Retinose Pigmentar e Degeneração Macular Relacionada à Idade.

8 – PROTEJA ADEQUADAMENTE SEUS OLHOS

Ao realizar qualquer atividade que ofereça risco de agressão ocular por partículas ou fumaça (como reparos domésticos, manipulação de produtos químicos, jardinagem ou marcenaria), utilize óculos de proteção e certifique-se de que há uma fonte de água próximo caso necessite lavar os olhos. E nunca use lentes de contato nessas situações já que elas podem ser facilmente contaminadas.

9 – DESCANSE SEUS OLHOS

Trabalhar longos períodos em frente ao computador, tablet ou celular pode levar a Cansaço Visual, Olho Seco e Dores de Cabeça. Coloque um lembrete em seu computador para fazer uma pausa de 2-3 minutos a cada 45 minutos. Limite o uso desses dispositivos eletrônicos por seus filhos para 45 minutos por sessão. Lembre-se de piscar com frequência ou consulte seu Oftalmologista para que ele lhe prescreva um lubrificante adequado para você.

10 – LAVE AS MÃOS E SUAS LENTES DE CONTATO DA MANEIRA ADEQUADA

Para evitar infecções oculares que podem até acarretar em Cegueira, sempre lave bem as mãos para manusear suas Lentes de Contato. Certifique-se de desinfetar as Lentes de Contato conforme as instruções e com produtos específicos e de substituí-las no tempo apropriado.