Consultas e Exames em um só lugar.

Horário de atendimento : Segunda a sexta: 8h - 18h : Sábado: 8h - 12h
  Contato : (99) 3524-8807 / (99) 3523-6858

Dicas para curtir o Carnaval com saúde

Cuidar da saúde é essencial todos os dias do ano, mas durante o Carnaval, pode ser ainda mais importante para assegurar que seu corpo não sofra tanto com os excessos. Nos dias de folia, passamos mais tempo na rua, gastamos muita energia, ficamos expostos ao sol e, na maioria das vezes, não nos alimentamos adequadamente. Pensando nisso, reunimos aqui oito dicas pra você curtir os dias de festa sem descuidar da saúde. Confira!

Maquiagem

Uma das marcas registradas de qualquer festa de Carnaval são as maquiagens com muito glitter. No rosto, no corpo ou no cabelo o glitter compõe quase todas as fantasias da folia. O que pouca gente sabe é que esse produto não é ideal para se passar na pele. 

Dependendo do tipo de glitter, ele pode causar desde ardência, coceira e alergia e chegar até mesmo a queimaduras. Por isso, antes de curtir a festa reserve um tempinho para testar a maquiagem que você irá usar no Carnaval. Aplique um pouco dos produtos numa pequena área da parte interna do antebraço para se certificar de que eles não farão mal à sua pele. Se sua pele ficar irritada, descarte o produto e o substitua. Atenção: antes de dormir, reúna forças extras e remova toda a maquiagem do corpo. Isso evita que seus poros fiquem entupidos e sua pele com a aparência feia e cansada.

Pratique exercícios físicos antes das festas

Se você é daqueles que não perde um bloco de Carnaval ou um desfile na avenida, não deixe de se preparar fisicamente antes desses eventos. Chegar sem condicionamento físico ao Carnaval pode trazer complicações para seu fôlego, deixá-lo dolorido e, assim, prejudicar a sua festa!

É recomendado fazer exercícios físicos durante 40 minutos, cinco vezes por semana. Caminhadas intercaladas com pequenas corridas, hidroginástica e esteira ou bicicleta são boas opções para auxiliar na melhora do condicionamento.

Cuide da alimentação

Alimentos gordurosos, que provocam má digestão, podem causar danos ao coração e entupimento das artérias. Por isso, mantenha uma alimentação leve e balanceada. Prefira alimentos saudáveis, como proteína magra ou de base vegetal, frutas, verduras e vegetais.

Hidrate-se

Outro perigo é o calor excessivo que provoca muito suor, que desidrata e pode provocar queda de pressão e desmaios. Para os adultos, recomenda-se 2 litros de água pura, por dia. Beba água mesmo que você não esteja com sede, porque a sede ocorre quando o corpo já está em desequilíbrio.

Cuidado com o abuso de bebida alcoólica

Tudo em excesso pode provocar danos ao coração. A bebida alcoólica também. O álcool libera substância que podem provocar vasoconstrição, reduzindo o fluxo de sangue para o músculo do coração, podendo gerar arritmia. Não é incomum pessoas que bebem muito terem episódios de taquicardia,  arritmia ou até mesmo infarto. Se tiver antecedentes de eventos com álcool ou fatores de risco genéticos, pode haver complicações.

Para aqueles que costumam beber descontroladamente, alertamos ainda para o risco do coma alcoólico, que ocorre quando a pessoa fica inconsciente devido aos efeitos do excesso de álcool no organismo. Geralmente, ele ocorre quando se bebe a ponto de ultrapassar a capacidade do fígado de metabolizar o álcool, o que leva à intoxicação do cérebro e de diversos órgãos do corpo.

Fique longe de drogas ilícitas, do cigarro e dos energéticos

Se as drogas ilícitas trazem muitos riscos para quem é saudável, têm impacto ainda mais grave para quem tem problemas cardíacos. Misturadas ao álcool, podem causar crises de taquicardia de longa duração, o que aumenta o riscos de infarto, derrame e morte. A cocaína, por exemplo, é a principal causa de infarto agudo do miocárdio em pessoas com menos de 30 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Já as drogas consideradas lícitas, como cigarro, álcool e energéticos, causam efeitos colaterais no coração. Da mesma forma, os proibidos termogênicos desencadeiam graves arritmias cardíacas.

Só faça sexo com proteção

Parece até clichê dizer uma coisa dessas, mas ainda é preciso alertar: o uso de camisinha nas relações sexuais impede não somente a infecção por HIV, mas também evita que você seja contaminado por doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs, que podem causar vários transtornos para a sua vida. Sabe-se que o Carnaval é uma época em que a disseminação dessas doenças é mais comum, por conta da liberdade que a festa proporciona. Ainda assim, não marque bobeira: ande sempre com camisinha no bolso ou na bolsa e use-a sempre que necessário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WhatsApp chat