O melhor caminho para a saúde ocular é o cuidado constante, principalmente para quem tem diabetes, já que está mais sujeito a complicações e perda da visão. É preciso gerenciar bem a taxa de glicemia, fazer exames regularmente para evitar as complicações relacionadas à visão.
Todo diabético deve ficar atento a sua saúde, e, principalmente, a saúde de seus olhos, pois a alta taxa de glicose no sangue pode levar a diversas doenças oculares. De acordo com a OMS, o diabetes quando não tratado corretamente, pode evoluir para formas mais graves e apresentar diversas complicações, em diferentes membros do corpo. Os olhos são uma das partes que sofrem as consequências quando não há o devido controle da doença.
Pessoas com diabetes apresentam maiores chances de desenvolver glaucoma e catarata, além do principal problema oftalmológico relacionado ao diabetes, a chamada retinopatia diabética, que pode afetar todas as pessoas que têm diabetes. A retinopatia diabética (RD) é uma doença que afeta os pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. O aparecimento da retinopatia diabética está relacionado principalmente ao tempo de duração do diabetes e ao descontrole da glicemia. Quando o diabetes não está controlado, a hiperglicemia desencadeia várias alterações no organismo que, entre outros danos, levam à disfunção dos vasos da retina . Mesmo quem já tem retinopatia diabética se beneficia ao manter a glicemia controlada.
Quem tem diabetes está sujeito à cegueira se não tratar corretamente. Entretanto, passar por consultas e realizar exames regularmente será mais fácil manter sob controle. Hoje, 250 milhões de pessoas sofrem com doenças visuais graves e cegueira no mundo. Destes, 75% poderia ser evitado, por meio de cuidados básicos como exames e consultas médicas, afirma a OMS. tanto o diabetes tipo 1 quanto o diabetes tipo 2.
O mais importante é controlar bem a glicose, mantendo o diabetes bem controlado, assim como a pressão arterial. Além disso, todos devem ir ao oftalmologista regularmente, independente da existência de outras doenças.