Dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data visa mobilizar pessoas e organizações mundiais para reforçar a importância de adoção de hábitos saudáveis, atitudes de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, fundamentais para o controle da doença.

O aumento da expectativa de vida fez a população perceber a importância e a necessidade do cuidado com a saúde. Observa-se que as pessoas buscam prevenir o aparecimento de doenças e também procuram o diagnóstico precoce de patologias com o objetivo de melhorar a condição de saúde. E no âmbito profilático, a vida saudável encontra guarida na medicina moderna que preconiza a qualificação permanente e o suporte dos exames de imagem para a detecção precoce das doenças.

A radiologia está em constante renovação e incorporação de novas tecnologias, sempre visando aprimorar os diagnósticos. Os exames complementares (como são chamados) estão ajudando na antecipação dos tratamentos e, consequentemente, aumentando as chances de cura.

Entre os métodos de imagem disponíveis estão o raio-X, ultrassonografia, mamografia, cintilografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, PET-CT e densitometria óssea. Cada um deles com um objetivo e técnica diferentes, porém, todos devidamente condicionados para promover diagnósticos bastante precisos.

Para que são feitos os exames de imagem?

Os exames de imagem para diagnóstico do câncer podem ser utilizados para:

• Diagnosticar a doença em estágios iniciais (quando é pequena e não se espalhou), embora a pessoa não apresente sintomas. Quando usados desta forma é chamado de detecção do câncer. A mamografia é um exemplo de um exame de imagem usada ​​para a detecção do câncer.
  • Diagnosticar uma massa ou nódulo (tumor) se uma pessoa tem sintomas. Eles também permitem identificar se os sintomas são causados ​​por um tumor ou alguma outra doença.
  • Identificar se um tumor é suscetível de ser cancerígeno. Isto permite que os médicos decidam (ou não) pela realização de uma biópsia.
  • Determinar a localização exata do tumor.
  • Estadiar a doença.
  • Planejar o tipo de tratamento a ser realizado, por exemplo, no caso da radioterapia.
  • Verificar se um tumor diminuiu de tamanho, permaneceu o mesmo ou cresceu após o tratamento. Isso pode dar ao médico uma ideia de quão bem (ou não) o tratamento está funcionando.
  • Detectar se o câncer voltou (recidiva) após o tratamento.

Vantagens dos exames de imagem

• Não invasivos
  • Alta precisão
  • Indolores
  • Paciente retoma suas atividades no mesmo dia

Por que a Cadi?

• Expertise consolidada em exames de imagem e biópsias.
  • Equipe altamente qualificada para realização dos exames e interpretação dos resultados.
  • Uso das mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado.
  • Precisão e acurácia dos resultados amplamente reconhecidas pela área de saúde.
  • Canal direto de comunicação com os médicos para esclarecimento de dúvidas.
  • Atendimento humanizado, prezando pelo conforto e tranquilidade da paciente em todos os momentos do exame.