Check-up: por que ele é essencial na menopausa?

Principalmente devido ao caráter silencioso inicial de muitas doenças que apresentam maior propensão após a menopausa — como osteoporose, doenças cardiovasculares, diabetes, câncer de mama e de endométrio,  —, o check-up será a sua melhor ferramenta para um diagnóstico precoce e um tratamento mais eficiente.

Cheque a seguir os principais exames a serem incluídos na sua lista de check-up geral semestral ou anual, logo após o estágio da menopausa.

Ecografia Transvaginal

Também chamada de ultrassom transvaginal ou endovaginal, a ecografia transvaginal é um exame baseado no uso de ondas sonoras para a captação de imagens capazes de serem interpretadas pelo profissional e, assim, avaliar o estado dos órgãos reprodutores como o útero, colo do útero e ovários . Com esse exame torna-se possível detectar pólipos, cistos, lesões e outras irregularidades nesses órgãos, bem como o câncer de endométrio,  a camada que reveste o útero internamente, e que  pode causar sangramento vaginal na menopausa. A ecografia transvaginal é um exame simples e  que pode detectar o câncer de ovário em fases mais precoces.

A queda de produção de progesterona e estrogênio ocasionado com a menopausa pode favorecer o aparecimento de cistos que nem sempre configuram um quadro de câncer, mas que devem ser observados com cuidados, pois podem causar complicações para a saúde feminina, como dores e sangramentos irregulares.

O exame acontece com a inserção da sonda de ultrassom no canal vaginal e dura por volta de 20 minutos. Apesar de deixar muitas mulheres receosas, trata-se de um exame simples e que costuma ser indolor.

Ecocardiograma

O ecocardiograma é um exame muito similar à ultrassonografia obstétrica, utilizando-se de ondas sonoras para construir uma imagem que vai ser analisada pelo médico, ajudando a detectar alguma alteração no funcionamento do coração, suas válvulas e circulação sanguínea. Com esse exame torna-se possível detectar arritmias, aumento de cavidade cardíaca, problemas com a circulação, indícios de hipertensão, dentre outros.

As mulheres ficam mais sensíveis a problemas cardiovasculares após a menopausa porque o estrogênio (um dos hormônios reprodutivos que deixa de ser produzido na menopausa) ajuda na manutenção das funções cardíacas: ele ajuda principalmente mantendo a saúde do endotélio (que reveste a parte interior das artérias). Assim, sem o estrogênio, existe uma grande possibilidade que as mulheres experimentem problemas circulatórios, que eventualmente podem evoluir para problemas mais graves, como o infarto.

Estima-se hoje que 30% das pessoas que sofrem de infarto são mulheres. Por essa razão, é importante ficar atenta para a saúde do coração e artérias. Um dos grandes sinais de problemas cardíacos está na hipertensão arterial que também costuma acompanhar a menopausa e a idade avançada.

Alguns exames estão ligados diretamente à análise de artérias e à circulação sanguínea. A Clínica CADI oferece um exame que pode te ajudar a realizar um diagnóstico complementar ao eletrocardiograma, denominado ecodoppler de aorta e ilíacas. Esse exame também não apresenta radiações, sendo feito com ondas sonoras.

Glicemia

Exame de glicose ou glicemia é um exame voltado para medir a quantidade de açúcar no sangue. Com esse exame, é possível descobrir se a paciente apresenta um quadro de diabetes ou pré-diabetes; sendo que, se detectado na segunda instância, pode-se tomar medidas para prevenir um caso definitivo da doença.

A diabetes pode causar uma série de complicações no corpo porque as altas taxas de glicose no sangue podem afetar diferentes órgãos, como o coração, os olhos, os rins e os nervos. Por essa razão, a realização de exames preventivos se torna essencial para prevenir o desenvolvimento da doença.

Durante a menopausa, o corpo feminino vai experimentar uma significativa redução do metabolismo e uma maior predisposição ao ganho de peso, caso não seja acompanhada de uma boa dieta e rotina de exercícios saudável. Isso pode favorecer o aumento de glicose no sangue e o possível desenvolvimento de um quadro de diabetes.

Para realizar o exame de glicose, a paciente deve estar de jejum por pelo menos 8 horas, podendo beber apenas água e devendo evitar fumar nesse período.

Mamografia

A mamografia é um exame de imagem direcionado para a análise das glândulas mamárias e uma das principais formas de diagnóstico do câncer de mama. É recomendado para as mulheres especialmente depois dos 40 anos, quando a incidência de casos é maior.

Utilizando-se de uma quantidade pequena de raios-x e auxiliado do mamógrafo (que apresenta duas placas, uma vertical e uma horizontal), a mamografia irá pressionar as mamas da paciente entre as placas, permitindo identificar microcalcificações mamárias, lesões ou nódulos. O exame dura por volta de 20 minutos e por mais que apresente uma parcela de desconforto, é algo tolerável.

O câncer de mama é o segundo câncer de maior incidência no mundo e apresenta um prognóstico de recuperação muito alto se diagnosticado em seus primeiros estágios. Por isso, a mamografia preventiva se torna essencial!

Colonosciopia

Não fuja dele. A partir dos 50 anos, todos devem fazer a colonoscopia para detectar lesões que podem se tornar um câncer. Se é necessária, indolor e ainda faz bem para a saúde, é melhor não hesitar em submeter-se à colonoscopia. O exame, que pode detectar doenças no intestino grosso, O procedimento é tão importante que, no caso de um câncer, por exemplo, se for descoberto em estágio inicial, em alguns casos o paciente nem precisa de quimioterapia. Para que deixar para amanhã uma dúvida que pode ser respondida logo? Afinal, com saúde não se brinca.