Mais de 40 mil pessoas devem ser diagnosticadas com câncer de intestino de 2023 a 2025 segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Para tentar reduzir esse número o ideal é atuar na prevenção da doença, porque como sempre lembro por aqui: prevenir é sempre o melhor remédio.
Mas uma dúvida comum no consultório é se é possível realmente fazer essa prevenção. Embora não exista nenhuma fórmula mágica ou segredo, é sabido que sim! Existe sim como prevenir já que o desenvolvimento dele está relacionado a nossa alimentação.
Assim, separamos aqui algumas dicas:
👉Mantenha bons hábitos alimentares: inclua fibras, frutas, verduras e legumes na sua dieta. Aposte em cereais integrais! Reduza o consumo de carnes vermelha, excesso de sal e produtos processados principalmente os embutidos;
👉Mantenha hábitos saudáveis: Pratique atividades físicas, não fume e evite bebidas alcoólicas. Beba ao menos 2 litros de água por dia;
👉Atente-se a sua saúde: Faça o rastreamento do câncer de intestino após os 45 anos. Se possui casos de câncer de intestino na família, antecipe esse rastreio, com colonoscopia.
Esses cuidados não são nenhuma novidade, mas que boa parte das pessoas ignoram. Quanto mais rápido for o diagnóstico, mais as chances de cura aumentam.