A chegada da menopausa é um período repleto de mudanças hormonais no corpo da mulher, inclusive no que diz respeito à saúde ocular.
Nesse período cheio de transformações, é ainda mais importante cuidar da visão, a fim de prevenir problemas ainda maiores. Se você está passando pela menopausa, ou conhece alguém que esteja este artigo foi feito para você!
Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, ao longo desta leitura vamos falar sobre as possíveis consequências que a menopausa pode ocasionar a visão e quais os cuidados necessários.
Como a menopausa pode afetar a saúde ocular?
Inicialmente, a menopausa pode afetar a saúde ocular através da redução na produção lacrimal, sendo essa uma das principais queixas das mulheres durante o climatério. Apesar de ser um problema relativamente simples, se não tratado corretamente, pode evoluir para outras complicações oculares em alguns casos.
Síndrome do Olho Seco e a menopausa
A Síndrome do Olho Seco na menopausa, caracteriza-se pela diminuição na produção ou na qualidade da lágrima decorrente da alteração hormonal.
Sendo assim, essa condição leva a sintomas como a visão embaçada, sensação de areia nos olhos e lacrimejamento em excesso, devido à reação natural do organismo para manter a umidade na região.
Essa intensidade é ainda maior em ambientes secos, com ar condicionado ou exposição à fumaça.
Glaucoma
Outro problema ocular que pode se acentuar com a menopausa é o glaucoma. A deficiência hormonal, pode predispor a doença.
O glaucoma é uma neuropatia progressiva que, na grande maioria das vezes, está associada ao aumento da pressão intraocular. Geralmente, o glaucoma não causa sintomas até fases avançadas da doença, podendo ser tarde demais para o tratamento.
Catarata, DMRI e Presbiopia
A menopausa também pode afetar a saúde ocular levando ao aparecimento mais cedo da Catarata, Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e acentuando a Presbiopia, devido à queda na produção de estrogênio.
Desse modo, as alterações na produção hormonal podem causar a visão turva, vista cansada, e uma série de sintomas relacionados ao envelhecimento ocular, dificultando a continuação de atividades comuns ao dia a dia da paciente.
Outras complicações na menopausa
De maneira geral, a menopausa pode gerar uma maior fragilidade na saúde da mulher. Desse modo, a predisposição a doenças crônicas como diabetes e hipertensão, também tornam-se um motivo de risco à saúde ocular, tendo em vista que podem se agravar durante essa fase.
Como evitar os sintomas oculares na menopausa?
Por fim, para evitar os sintomas oculares durante a menopausa, é preciso, em primeiro lugar, procurar um oftalmologista, para que seja feito o diagnóstico do problema. A recomendação de tratamento pode variar de acordo com os sintomas.
O tratamento pode tanto ser através da prescrição de colírios e/ou medicamentos, como também através de procedimentos cirúrgicos para manter a qualidade de vida do paciente.
Na Clínica CADI, você encontra profissionais especializados para fornecer todo o suporte e acompanhamento necessários para a garantia da sua saúde ocular. Agende já a sua consulta!