Consultas e Exames em um só lugar.

Horário de atendimento : Segunda a sexta: 8h - 18h : Sábado: 8h - 12h
  Contato : (99) 3524-8807 / (99) 3523-6858

7 doenças que podem ser diagnosticadas pela endoscopia digestiva

A endoscopia digestiva alta é o exame que permite avaliar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (o primeiro segmento do intestino delgado) e tratar eventuais lesões nessas localizações. É também conhecida por esofogastroduodenoscopia e costuma ser realizada em em clínicas ou hospitais por um médico especialista chamado endoscopista. 
O exame é feito pela via oral por meio da introdução de um tubo fino e flexível que apresenta uma videocâmara na sua extremidade. A videocâmara capta imagens do interior do tubo digestivo e as projeta num monitor externo em tempo real para o endoscopista. O aparelho é progredido de forma suave através do esôfago, do estômago e do duodeno para avaliação das mucosas.
A realização do exame geralmente ocorre com o paciente sedado, ou seja, após a administração, pela veia, de medicações que induzem o sono, causam amnésia e tem efeito analgésico. Para que a sedação seja realizada de forma segura, o paciente é monitorizado e os níveis de oxigênio no sangue, depressão e os batimentos cardíacos são continuamente verificados.
O exame não causa dor, entretanto, logo ao acordar, o paciente pode apresentar sensação de pigarro ou dificuldade de deglutição pelo uso de anestésicos tópicos para lubrificar e facilitar a passagem do aparelho pela garganta. Náuseas, vômitos ou soluções são infrequentes e auto-limitados e podem ocorrer pela manipulação do aparelho no tubo digestivo ou pelas medicações sedativas utilizadas.

07 doenças que podem ser diagnosticadas com esse exame:

1️⃣ Esofagite

2️⃣ Hernia de hiato

3️⃣ Doença celíaca

4️⃣Tumores diversos

5️⃣ Gastrites

6️⃣ Úlceras gástricas

7️⃣ Câncer: duodeno, esôfago ou estômago.


Através da endoscopia é possível ainda a realização de procedimentos auxiliares (como biópsias, pesquisa de H. pylori, incluindo o teste da urease ou biópsias para a histologia, remoção de pólipos, interrupção de sangramentos ou mesmo remoção de corpos estranhos).
Portanto, a endoscopia digestiva alta é um exame importante para auxiliar no diagnóstico e tratamento das doença do trato digestivo superior. É um recurso indispensável para a prática clínica de clínicos gerais, gastroenterologistas e cirurgiões. Se você apresenta algum sintomas, consulte seu médico. Ele irá lhe avaliar e saberá se há a necessidade você realizar exames complementares, entre eles a endoscopia digestiva alta, para ajudar no seu diagnóstico e tratamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WhatsApp chat