Consultas e Exames em um só lugar.

Horário de atendimento : Segunda a sexta: 8h - 18h : Sábado: 8h - 12h
  Contato : (99) 3524-8807 / (99) 3523-6858

Defeitos refrativos na infância

Os erros refracionais são condições que impedem que as imagens sejam formadas de maneira nítida na retina dos olhos. Eles podem acontecer porque a imagem se forma atrás da retina ou então um pouco antes, evitando a focalização de perto e/ou de longe. Se esses defeitos não forem corrigidos, os seus efeitos são especialmente nocivos nas crianças, pois é durante os primeiros anos de vida que a visão se desenvolve.

Conheça os problemas de visão mais comuns na infância e, principalmente, saiba como identificá-los. Acompanhe!

Miopia

A miopia é uma condição na qual a imagem não é focada de maneira correta pela retina. Dessa forma, é mais difícil enxergar objetos a distância. A miopia é um dos distúrbios da visão mais comuns entre crianças e está associada à genética. 

Por ser hereditária, não existem métodos de prevenção para evitá-la. Porém, há indícios de que a fadiga ocular (que pode ser causada pelo uso ostensivo de computadores e smartphones, por exemplo) também pode ser um catalisador da miopia. 

Miopia em crianças

Por não conseguirem enxergar de longe, crianças com miopia tendem a evitar brincadeiras que exigem visão a distância, podendo se tornar mais introvertidas e tímidas, optando por atividades como pintura, livros e trabalhos manuais. 

Crianças míopes podem apresentar também problemas de escrita por não enxergarem a lousa na sala de aula, por exemplo. Muitas vezes esses problemas de escrita podem ser confundidos pelos pais como dislexia ou outros transtornos.

Hipermetropia

A hipermetropia, assim como a miopia, é um problema refrativo, no entanto, os sintomas manifestados são o oposta da miopia – a pessoa com hipermetropia tem dificuldade de enxergar de perto

Hipermetropia em crianças

De maneira geral, crianças com hipermetropia tem uma visão turva de objetos próximos. Por isso, evitam brincadeiras que exigem foco e atenção aguçados, além de trabalhos manuais e leitura. Preferem atividades ao ar livre. 

Astigmatismo

O astigmatismo é caracterizado pela formação de vários pontos de foco de luz na retina, sendo que o normal seria apenas um. A condição causa uma vista embaçada, dificultando a visão de perto e de longe. O astigmatismo também é hereditário e pode ocorrer juntamente com a miopia ou a hipermetropia. 

Astigmatismo em crianças

Como a criança com astigmatismo tem dificuldades de enxergar tanto de perto quanto de longe, apresenta sintomas semelhantes de ambas as complicações – miopia e hipermetropia. 

Ambliopia

A ambliopia, condição também conhecida como olho preguiçoso, consiste na perda parcial da visão em um olho, podendo acometer também os dois olhos. 

O tratamento precisa ser precoce, assim que identificado, para ser efetivo. Caso o quadro não seja identificado e tratado até os 7 anos de idade, a ambliopia pode implicar numa grande perda de visão difícil de ser revertida. 

Estrabismo

O estrabismo, popularmente conhecido como vesguice, consiste na perda do paralelismo dos olhos. A condição é hereditária e a criança já nasce com ela.

Muitas vezes o estrabismo não tratado pode causar também ambliopia. Por isso, caso a criança nasça estrábica, é necessário avaliar imediatamente os impactos na visão com um oftalmologista. 

Tratamento para problemas de visão na infância

Os tratamentos de problemas visuais, como a miopia, hipermetropia e o astigmatismo, ambliopia e estrabismo podem ser tratados com lentes de grau, óculos, exercícios para estimular os músculos dos olhos e colírios. 

Raros são os quadros em que é necessário uma intervenção cirúrgica para corrigir a visão da criança – normalmente ocorrem quando os distúrbios não são identificados e perduram por muito tempo sem tratamento. 

Espero que essas informacções tenham te ajudado. Existem outros problemas de visão que podem se manifestar em crianças, mas os citados aqui são, sem dúvidas, os mais comuns. 

Caso seu filho apresente qualquer um dos sintomas citados neste artigo, leve-o a um oftalmologista o quanto antes.  A Dra. Fernanda Barhum é a nossa médica especialista em oftalmologia pediátrica.

Clique aqui para marcar sua consulta na Clínica CADI agora mesmo!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WhatsApp chat