Principal causa de perda irreversível de visão, o glaucoma afetará 80 milhões de pessoas em 2020 e 111,5 milhões em 2040, segundo projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS). E você, sabe o que é o glaucoma?
Você só enxerga estas letras graças a um longo processo que se inicia na córnea e atravessa todo o globo ocular até chegar ao nervo óptico, mensageiro responsável por transmitir luzes e cores ao cérebro. É ele que decodifica as informações e finalmente as transforma em imagens. Mas, essa meticulosa engenharia não funciona lá muito bem para pessoas com glaucoma O tal do nervo óptico sofre com lesões que evoluem devagar, até que a visão fique seriamente prejudicada. Sendo uma doença crônica, o Oftalmologista Rubens Egawa, Especialista em Catarata e Glaucoma da Clínica Cadi, ressalva que para as pessoas diagnosticadas com a patologia, o tratamento tem como objetivo de reduzir a pressão ocular. Dependendo do tipo e do grau do glaucoma, pode ser feito por meio de medicamentos ou via cirurgia. Para o não agravamento da do glaucoma, deve-se fazer o uso de medicamentos que normalizam a pressão intraocular ajudando a controlar os avanços da doença e a prevenir a perda de visão. Vale pontuar que os medicamentos devem ser receitados por profissionais da área.
Os Brasileiros não conhecem a doença
A Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) encomendou ao Ibope um levantamento para avaliar quanto a população conhecia a doença. O glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível do mundo. Ainda assim, 40% dos entrevistados acham que ele tem cura”, Entre os acima de 40 anos – a faixa etária que está mais sujeita a desenvolver o distúrbio -, um terço nem sequer sabe o que é glaucoma. Os dados também revelam que cerca de 50 milhões de brasileiros nunca foram a um oftalmologista.
Fora o desconhecimento, existe outra dificuldade na hora de escancarar esse perigo: ele não apresenta nenhum sintoma na fase inicial. Portanto, a única maneira de evitar suas consequências é realizar exames de rotina. Tendo em vista que quando se nota no dia a dia alguma alteração na visão, costuma ser tarde demais.
Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.