A infecção intestinal, uma alteração bastante comum (principalmente na infância) – chamada gastroenterocolite aguda (GECA) –, é uma inflamação do trato gastrointestinal. É importante diferenciá-la da intoxicação intestinal, pois enquanto a primeira tem origem na ação de microrganismos, esta última está relacionada ao consumo de alimentos mal armazenados, malcozidos ou fora do prazo de validade.
O que causa infecção intestinal?
As situações mais frequentes que levam alguém a contrair infecção intestinal são: ingesta de água e alimentos contaminados; e contato com pessoas e objetos infectados por algum microrganismo causador do quadro. Confira quais são os principais agentes infecciosos:
- Vírus: rotavírus, coronavírus, adenovírus, norovírus e astrovírus;
- Bactérias: E. coli enteropatogênica clássica, E. coli enterotoxigenica, E. coli enterohemorrágica, E. coli enteroinvasiva, E. coli enteroagregativa, Aeromonas, Pleisiomonas, Salmonella, Shigella, Campylobacter jejuni, Vibrio cholerae e Yersinia;
- Parasitas: Entamoeba histolytica (disenteria amebiana), Giardia lamblia (agiardíase), Cryptosporidium (criptosporidíase) e Isospora (isosporíase);
- Fungos: a Candida albicans é o principal fungo que causa infecção intestinal. Ele promove variação nas bactérias naturais da estrutura e leva à chamada candidíase intestinal.
Como prevenir?
Uma vez que a infecção intestinal é decorrente de contaminação pela via fecal-oral, para prevenir o quadro é necessário:
- Adotar cuidados de higiene durante o preparo das refeições;
- Não consumir proteínas de origem animal quando mal cozidas;
- Evitar contato íntimo com indivíduo infectado;
- Consumir apenas água potável, tratada ou fervida.
Sintomas de infecção intestinal
Os principais sintomas de infecção intestinal incluem diarreia, cólicas, náuseas, vômitos e febre. Além destas manifestações que podem se confundir com outras doenças, o quadro intestinal possui os seguintes sinais mais específicos:
- Dor no abdômen;
- Fezes de coloração variada;
- Distensão abdominal;
- Flatulência;
- Calafrios;
- Fadiga;
- Perda de apetite;
- Boca seca;
- Dor de cabeça;
- Redução da quantidade de urina.
O que comer em caso de infecção de intestino?
Evite substâncias que causam irritação no sistema digestivo, como café, pimenta, condimentos muito fortes (mesmo os naturais), carnes embutidas e produtos ultraprocessados.