Este hábito pode ser extremamente prejudicial para a sua saúde ocular. Isso porque o ato de coçar os olhos é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de ceratocone, uma doença ocular capaz de alterar a estrutura da córnea, deixando-a mais fina e pontuda.
Quando coçamos os olhos, o movimento quebra estruturas importantes da córnea, que vai ficando mais mole e por isso afina e se curva. No início da doença, a pessoa pode não sentir nada, por isso o diagnóstico acaba sendo tardio.
O que ocorre é a perda progressiva da visão, então se você já tem algum grau de miopia, por exemplo, o grau aumenta e os óculos não conseguem corrigir mais. Caso o paciente não tenha nenhum problema, começa ficar com a visão embaçada e distorcida.
Além da coçadinha, fatores genéticos também contribuem para o desenvolvimento da doença. Por isso, é de extrema importância relatar para o seu oftalmologista casos de ceratocone na sua família!
Se não tratada precocemente, a condição evolui para um caso que só será resolvido por meio de transplante.
A sugestão é ao invés de coçar em cima do globo ocular, é melhor apertar a bolinha no canto dos olhos próximo ao nariz. Isso alivia a coceira e não prejudica tanto os olhos.