Não é preciso esperar muito para levar o bebê para sua primeira consulta oftalmológica. O desenvolvimento visual acontece com maior intensidade até os 3 anos e se completa por volta dos 7. Assim, é muito importante que a criança vá periodicamente às consultas com o oftalmo e diferente do que a maioria pensa, esperar até a fase escolar não é a melhor opção.
A primeira consulta de rotina
A primeira consulta ao oftalmologista deve acontecer no momento em que houver alguma queixa ou por indicação de um pediatra, com caráter preventivo, ainda no primeiro ano de vida. O diagnóstico precoce de qualquer patologia é fundamental, pois se o olho for privado de se desenvolver adequadamente em função de alguma patologia, dificilmente irá se desenvolver plenamente após a primeira infância.
Principais problemas de visão infantis
Os problemas mais comuns de visão na infância são o aparecimento de vícios de refração, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, além da ambliopia e do estrabismo.
Algumas atitudes muito comuns da miopia ou astigmatismo, por exemplo, são: se aproximar muito para ver algo, levantar do lugar na sala de aula e ir próximo à lousa para enxergar, perder o interesse por coisas que goste muito ou girar a cabeça.
Já o estrabismo é facilmente reconhecido, já que o olhar da pessoa fica desviado pelo desalinhamento dos eixos visuais. Até os 6 meses de idade, às vezes acontecem alguns estrabismos oscilantes, esses são considerados normais. Porém, um estrabismo constante, que está sempre ali, deve ser tratado.
Doenças oftalmológicas sazonais
As doenças oftalmológicas sazonais, como as alergias, têm sintomas muito claros. Os olhos ficam vermelhos, inchados, com secreção e coçam. Para melhorá-las, é necessário manter os ambientes sempre limpos, colocar peças de roupa no sol, evitar excesso de tecidos que acumulem poeira, como cortinas, carpetes e bichos de pelúcia e deixar os olhos sempre hidratados com colírio. Já as conjuntivites deixam os olhos vermelhos, lacrimejando, com coceira e para preveni-las, é preciso ficar de olho na higiene pessoal e lavar muito bem as mãos do seu filho.
Qualquer que seja o caso, o oftalmologista deve ser procurado. Não havendo nenhuma suspeita, recomenda-se uma consulta ainda no primeiro ano de vida e, depois, anualmente. O importante é saber que a prevenção e o tratamento precoce garantem o desenvolvimento visual mais adequado.
A Dra. Fernanda Barhum é a nossa médica especialista em oftalmologista pediatra. Agende consultas e exames na Clínica CADI: 📞 (99) 3524-8807 | (99) 3524-8807 (WhatsApp).
Com as pupilas dilatadas, o médico consegue examinar profundamente a retina, identificando sinais de doenças…
O ultrassom morfológico é uma ferramenta essencial no acompanhamento do desenvolvimento e saúde do bebê,…
Dores no estômago, queimação ou dificuldades para digerir os alimentos? Esses sintomas podem indicar problemas…
A saúde digestiva desempenha um papel fundamental em nosso bem-estar geral, influenciando diretamente nossa qualidade…
A exposição prolongada a telas, como as de computadores, tablets e smartphone, tornou-se comum na…
A placenta baixa, ou placenta prévia, é quando ela se implanta perto do colo do…