O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data visa mobilizar pessoas e organizações mundiais para reforçar a importância de adoção de hábitos saudáveis, atitudes de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, fundamentais para o controle da doença.
O aumento da expectativa de vida fez a população perceber a importância e a necessidade do cuidado com a saúde. Observa-se que as pessoas buscam prevenir o aparecimento de doenças e também procuram o diagnóstico precoce de patologias com o objetivo de melhorar a condição de saúde. E no âmbito profilático, a vida saudável encontra guarida na medicina moderna que preconiza a qualificação permanente e o suporte dos exames de imagem para a detecção precoce das doenças.
A radiologia está em constante renovação e incorporação de novas tecnologias, sempre visando aprimorar os diagnósticos. Os exames complementares (como são chamados) estão ajudando na antecipação dos tratamentos e, consequentemente, aumentando as chances de cura.
Entre os métodos de imagem disponíveis estão o raio-X, ultrassonografia, mamografia, cintilografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, PET-CT e densitometria óssea. Cada um deles com um objetivo e técnica diferentes, porém, todos devidamente condicionados para promover diagnósticos bastante precisos.
Para que são feitos os exames de imagem?
Os exames de imagem para diagnóstico do câncer podem ser utilizados para:
O ultrassom morfológico é uma ferramenta essencial no acompanhamento do desenvolvimento e saúde do bebê,…
Dores no estômago, queimação ou dificuldades para digerir os alimentos? Esses sintomas podem indicar problemas…
A saúde digestiva desempenha um papel fundamental em nosso bem-estar geral, influenciando diretamente nossa qualidade…
A exposição prolongada a telas, como as de computadores, tablets e smartphone, tornou-se comum na…
A placenta baixa, ou placenta prévia, é quando ela se implanta perto do colo do…
Atualmente, estima-se que existam cerca de 1,1 milhão de cegos e cerca de 4 milhões…