A infecção intestinal, uma alteração bastante comum (principalmente na infância) – chamada gastroenterocolite aguda (GECA) –, é uma inflamação do trato gastrointestinal. É importante diferenciá-la da intoxicação intestinal, pois enquanto a primeira tem origem na ação de microrganismos, esta última está relacionada ao consumo de alimentos mal armazenados, malcozidos ou fora do prazo de validade.
As situações mais frequentes que levam alguém a contrair infecção intestinal são: ingesta de água e alimentos contaminados; e contato com pessoas e objetos infectados por algum microrganismo causador do quadro. Confira quais são os principais agentes infecciosos:
Uma vez que a infecção intestinal é decorrente de contaminação pela via fecal-oral, para prevenir o quadro é necessário:
Os principais sintomas de infecção intestinal incluem diarreia, cólicas, náuseas, vômitos e febre. Além destas manifestações que podem se confundir com outras doenças, o quadro intestinal possui os seguintes sinais mais específicos:
Evite substâncias que causam irritação no sistema digestivo, como café, pimenta, condimentos muito fortes (mesmo os naturais), carnes embutidas e produtos ultraprocessados.
A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma condição funcional, ou seja, não envolve alterações…
A pré-eclâmpsia é uma condição séria que pode afetar gestantes, apresentando-se com pressão alta e…
Você já parou pra pensar que aquela queimação, refluxo ou dor persistente pode ter uma…
O ultrassom 3D é um exame de imagem que utiliza ondas sonoras para criar uma…
Nódulos mamários suspeitos na ultrassonografia podem ser identificados por meio de alguns sinais clínicos, como:…
A Síndrome do Intestino Irritável é uma condição funcional do intestino, mais comum do que…