Na era da tecnologia, cada vez mais, a ciência vem apontando instrumentos que auxiliem na boa qualidade de vida e na detecção de doenças. Contudo, muitas pessoas ainda confundem alguns procedimentos, entre eles a endoscopia e a colonoscopia.
⠀
A colonoscopia consiste em um exame que analisa sobretudo o intestino grosso com o intuito de diagnosticar infecções, tumores e pólipos (crescimento anormal do tecido da mucosa).
⠀
A endoscopia por sua vez, consiste em um exame capaz de observar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno. É realizada por meio de um tubo flexível (conhecido por endoscópio) ele é composto por um chip que tem a função de capturar as imagens do sistema digestivo por meio de uma câmera.
Após o exame a recuperação é rápida e, tão logo o efeito da medicação usada na sedação acabe, a pessoa é liberada, porém deve sair acompanhada e não pode dirigir, uma vez que a capacidade de julgamento é alterada pelos sedativos utilizados.
A dieta, na maioria dos casos, não apresenta restrições, mas deve ser dada preferência por uma dieta branda a fim de evitar queixas gastrointestinais que podem levar a dúvidas quanto a possíveis complicações do exame.
Estudos recentes apontam que a microbiota intestinal não afeta apenas o trato digestivo, mas pode…
Para confirmar um distúrbio da tireoide, é essencial consultar um médico. O diagnóstico geralmente envolve:-…
As infecções gastrointestinais são mais comuns no verão, trazendo sintomas como diarreia, vômitos e mal-estar…
Manter uma rotina de exames é fundamental em todas as fases da vida, e isso…
Com as pupilas dilatadas, o médico consegue examinar profundamente a retina, identificando sinais de doenças…
O ultrassom morfológico é uma ferramenta essencial no acompanhamento do desenvolvimento e saúde do bebê,…