A endometriose é uma doença que, de acordo com a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), acomete aproximadamente 10% das mulheres em período reprodutivo. Uma das curiosidades é que a condição pode se desenvolver de diferentes formas.
– A endometriose ovariana é caracterizada pela presença de implantes na superfície do ovário, podendo formar cistos e retrações do órgão.
– Já a endometriose superficial é aquela onde existe a presença de implantes no peritônio, membrana que reveste toda a cavidade e órgãos abdominais. Assim, órgãos como bexiga e intestino podem ser afetados.
– Por fim, a endometriose profunda se caracteriza por lesões que infiltram o peritônio dos locais acometidos pela doença com mais de 5 milímetros de profundidade. Essa é a forma mais grave da doença, podendo prejudicar significativamente o bem-estar e a qualidade de vida da paciente e causar infertilidade.
Vale dizer que o método indicado para a cirurgia é por robótica ou laparoscopia, ambos procedimentos minimamente invasivos, com precisão de imagem e movimentos.
Para confirmar um distúrbio da tireoide, é essencial consultar um médico. O diagnóstico geralmente envolve:-…
As infecções gastrointestinais são mais comuns no verão, trazendo sintomas como diarreia, vômitos e mal-estar…
Manter uma rotina de exames é fundamental em todas as fases da vida, e isso…
Com as pupilas dilatadas, o médico consegue examinar profundamente a retina, identificando sinais de doenças…
O ultrassom morfológico é uma ferramenta essencial no acompanhamento do desenvolvimento e saúde do bebê,…
Dores no estômago, queimação ou dificuldades para digerir os alimentos? Esses sintomas podem indicar problemas…