Ansiedade é uma doença que a cada dia acomete mais pessoas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 700 milhões de pessoas no mundo todo sofrem com problemas de saúde mental e 9,3% da população brasileira sofre com a ansiedade.
Essa doença causa preocupação excessiva, nervosismo intenso e medo. Esse sentimento é muito comum, mas quando uma situação torna-se um transtorno que atrapalha o dia a dia das pessoas é necessário buscar ajuda.
Durante as crises de ansiedade são liberados dois hormônios: adrenalina e cortisol, e essa dupla dilata os vasos sanguíneos, acelerando o coração, daí vem a taquicardia, o suor, a falta de ar, tremedeira e outros sintomas.
Essas crises, podem afetar o funcionamento do organismo, tanto no surgimento de doenças, quanto no funcionamento do mesmo. O excesso de liberação desses hormônios pode causar aumentos de inflamações, aumento do desenvolvimento de doenças crônicas, pode agravar casos de osteoporose, entre outras.
No caso do sistema digestivo, com a liberação do cortisol, há um aumento da liberação do ácido estomacal e de produção de insulina, podendo causar gastrites, úlceras, cólon irritável, náuseas, alergias a alimentos, prisão de ventre e diabetes.
Quando a ansiedade começa afetar a saúde e o bem-estar do paciente, é muito importante que ele busque ajuda, para que todo o corpo seja tratado corretamente.
Cuidar da saúde mental é cuidar do corpo inteiro.
O ultrassom morfológico é uma ferramenta essencial no acompanhamento do desenvolvimento e saúde do bebê,…
Dores no estômago, queimação ou dificuldades para digerir os alimentos? Esses sintomas podem indicar problemas…
A saúde digestiva desempenha um papel fundamental em nosso bem-estar geral, influenciando diretamente nossa qualidade…
A exposição prolongada a telas, como as de computadores, tablets e smartphone, tornou-se comum na…
A placenta baixa, ou placenta prévia, é quando ela se implanta perto do colo do…
Atualmente, estima-se que existam cerca de 1,1 milhão de cegos e cerca de 4 milhões…