O astigmatismo é um dos mais comuns distúrbios de visão, atingindo a população em todas as suas faixas etárias. Isso acontece devido a córnea (lente do olho) apresentar uma curvatura irregular. Em crianças, o astigmatismo é relativamente comum, porém o uso de lentes corretoras permite melhora da acuidade visual.
O astigmatismo causa deformações tanto em relação às imagens próximas como em relação às imagens distantes. Com isso, não é incomum que a criança sinta muita dificuldade em ler, o que na infância é ainda pior.
Se ao ler em voz alta a criança troca ou embaralha letras ou não consegue se focar adequadamente na frase, esse pode ser um sintoma não de alfabetização incorreta, mas, sim, desse problema ocular.
Além disso, crianças costumam apertar os olhos para tentar compreender as letras e imagens. Outra característica é a queixa de cefaléia (“dor de cabeça”) ao final do dia, principalmente após as atividades escolares.
Quando os distúrbios visuais, como o astigmatismo, são detectados ainda na infância, é possível fazer a correção, na grande maioria das vezes, com óculos. Assim, evitamos problemas relacionados ao seu desempenho escolar e à vida em sociedade, como já descrito. O tratamento mais efetivo, que gera melhores resultados e é menos invasivo, é o uso de óculos.
A partir dos quatro anos, as crianças podem desenvolver graus mais elevados desse vício de refração. A ambliopia ou “olho preguiçoso” é uma condição em que a visão pode estar mais comprometida se o tratamento começar tardiamente, por isso o uso de óculos e oclusão do olho precocemente permanece sendo o mais indicado.
O importante é estar atento ao diagnóstico para usar os óculos corretamente. Para a segurança das crianças menores, já foram desenvolvidas algumas lentes com maior resistência e armação flexível.
Portanto, ao notar a apresentação destes principais sintomas em seus filhos, netos ou sobrinhos, agende uma consulta com nossa especialista em oftalmologia pediátrica Dra. Fernanda Barhum. Agende consultas e exames na Clínica CADI: 📞 (99) 3524-8807 | (99) 3524-8807 (WhatsApp). . O diagnóstico precoce e o início do tratamento rápido auxiliam no desenvolvimento do organismo da criança.
Pedras no rim e pedras na vesícula são condições que podem causar dores intensas e…
Estudos recentes apontam que a microbiota intestinal não afeta apenas o trato digestivo, mas pode…
Para confirmar um distúrbio da tireoide, é essencial consultar um médico. O diagnóstico geralmente envolve:-…
As infecções gastrointestinais são mais comuns no verão, trazendo sintomas como diarreia, vômitos e mal-estar…
Manter uma rotina de exames é fundamental em todas as fases da vida, e isso…
Com as pupilas dilatadas, o médico consegue examinar profundamente a retina, identificando sinais de doenças…