Uma das doenças oculares mais comuns atualmente é a catarata, que se caracteriza pela perda progressiva da transparência do cristalino. Essa perda diminui a entrada de luz e provoca redução da visão.
O único tratamento para a catarata é cirúrgico. Através da cirurgia, o especialista pode fragmentar e aspirar o cristalino e em seguida inserir uma nova lente que vai substituir a lente natural do olho do paciente. A anestesia é feita com colírios na grande maioria dos casos e a cirurgia é muito rápida.
Uma vez que a cirurgia de catarata é realizada, a doença não volta a dar sinais. Porém, em alguns casos, o que pode acontecer é uma complicação pós operatória, chamada de opacificação da cápsula posterior do olho.
Essa parte está localizada atrás da lente intraocular implantada na cirurgia. Mas, esse problema pode ser solucionado rapidamente e sem dores através de uma capsulotomia a laser, que se trata de uma “limpeza da lente”. O procedimento, bastante simples, pode ser feito diretamente do consultório oftalmológico.
Com as pupilas dilatadas, o médico consegue examinar profundamente a retina, identificando sinais de doenças…
O ultrassom morfológico é uma ferramenta essencial no acompanhamento do desenvolvimento e saúde do bebê,…
Dores no estômago, queimação ou dificuldades para digerir os alimentos? Esses sintomas podem indicar problemas…
A saúde digestiva desempenha um papel fundamental em nosso bem-estar geral, influenciando diretamente nossa qualidade…
A exposição prolongada a telas, como as de computadores, tablets e smartphone, tornou-se comum na…
A placenta baixa, ou placenta prévia, é quando ela se implanta perto do colo do…